Os historiadores e as histórias em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e231235

Palavras-chave:

História e Histórias em quadrinhos, Pesquisa e Ensino de História, Crítica histórica

Resumo

A resenha destaca o livro História e Quadrinhos: Contribuições ao Ensino e à Pesquisa (2021), organizado por Victor Callari e Márcio dos Santos Rodrigues, obra essencial para um exame das historias em quadrinhos como fontes acadêmicas e pedagógicas. Dividida entre pesquisa e ensino, a obra chama a atenção para abordagens mais contextualizadas, questiona a ideia de pioneirismo e o conceito de "reflexo do real" e defende uma análise teórica rigorosa, especialmente no uso educativo, visando a evitar simplificações históricas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Silva de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

    Mestre em História Política pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. Atualmente, com bolsa Capes, é doutorando pela mesma universidade. Membro do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo) - UEM e do Grupo de Estudos História e Linguagens: Pesquisa em Quadrinhos e Cinema. 

Referências

CALLARI, Victor; RODRIGUES, Márcio dos Santos (Org.). História e quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. Belo Horizonte: Letramento, 2021.

CALLARI, Victor; RODRIGUES, Márcio dos Santos. Papo Quadrinheiro: História e Quadrinhos. Entrevistadores: Nerdbully. [S. l.]: Quadrinheiros, 13 out. 2022. Podcast.

Disponível em: Papo Quadrinheiro: História e Quadrinhos | Quadrinheiros. Acesso em: 07 nov. 2024.

KUOMO, Fumiyo. Hiroshima: a cidade da calmaria. São Paulo: JBC, 2010.

MILLER, Frank. Os 300 de Esparta. 5.ed. São Paulo: Devir Livraria, 2018.

NURY, Fabien; ROBIN, Thierry. A morte de Stálin. São Paulo: Três Estrelas, 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-09

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Oliveira, L. S. de . (2024). Os historiadores e as histórias em quadrinhos. 9ª Arte (São Paulo), 12, e231235. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e231235