Independência e Proclamação: a releitura da linguagem da pintura acadêmica nos quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e238771Palabras clave:
Comunicação visual, História em quadrinhos, Iconologia, Pintura acadêmicaResumen
Observa as relações gráficas e ideológicas entre a pintura histórica e as produções nacionais de quadrinhos que cerceiam a Proclamação da Independência e a instauração da República no Brasil. É utilizada uma abordagem iconológica para analisar e comparar os sentidos gráficos e ideológicos resultantes da citação de pinturas acadêmicas como referências à produção de nove álbuns em quadrinhos brasileiros cuja temática aborda a história cultural e política do Império e início da República. Seis desses álbuns foram produzidos no século XXI e, dois deles, em 1970, durante a ditadura militar. O objetivo é identificar diversas formas de interação entre esses dois meios de comunicação, o pictórico erudito e o quadrinístico pop para ampliar essa relação intermidiática.
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Referencias
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