Independência e Proclamação: a releitura da linguagem da pintura acadêmica nos quadrinhos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e238771

Palabras clave:

Comunicação visual, História em quadrinhos, Iconologia, Pintura acadêmica

Resumen

Observa as relações gráficas e ideológicas entre a pintura histórica e as produções nacionais de quadrinhos que cerceiam a Proclamação da Independência e a instauração da República no Brasil. É utilizada uma abordagem iconológica para analisar e comparar os sentidos gráficos e ideológicos resultantes da citação de pinturas acadêmicas como referências à produção de nove álbuns em quadrinhos brasileiros cuja temática aborda a história cultural e política do Império e início da República. Seis desses álbuns foram produzidos no século XXI e, dois deles, em 1970, durante a ditadura militar. O objetivo é identificar diversas formas de interação entre esses dois meios de comunicação, o pictórico erudito e o quadrinístico pop para ampliar essa relação intermidiática.

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Biografía del autor/a

  • João Pedro de Oliveira Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Belas Artes

    Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ).

  • Marcelly dos Santos Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Belas Artes

    Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ).

  • Alberto Knewitz Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Belas Artes

    Graduado em Licenciatura em Artes Visuais e Mestrando em Design pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ).

  • Marcus Vinícius de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Belas Artes

    Mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Doutor em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Associado da EBA/UFRJ.

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Publicado

2025-10-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Martins, J. P. de O., Ramos, M. dos S., Lima, A. K. ., & Paula, M. V. de. (2025). Independência e Proclamação: a releitura da linguagem da pintura acadêmica nos quadrinhos. 9ª Arte (São Paulo), 13, e238771. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e238771