Desleitura e reinvenção na obra de João Pinheiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2025.e241813

Palavras-chave:

João Pinheiro (autor), Adaptação, Desleitura, Intertextualidade

Resumo

O presente artigo analisa a obra do quadrinista brasileiro João Pinheiro, focando em suas adaptações de obras literárias para quadrinhos, especificamente Kerouac (2011), Burroughs (2015) e Carolina (2016). O objetivo é investigar como Pinheiro utilizando-se da desleitura (BLOOM, 1995) como tática, desviante e criativa de resistência cultural, uma espécie de antídoto para a angústia da influência, no processo de reinvenção das biografias e obras de autores como Jack Kerouac, William Burroughs e Carolina Maria de Jesus, criando adaptações que transcendem a mera transcodificação e se tornam obras autônomas. O método utilizado é a análise crítica das HQs, com base em teóricos como Linda Hutcheon (2013), Harold Bloom (1995) e Jorge Menna Barreto (2012), para discutir a relação entre adaptação, originalidade e intertextualidade. Os resultados mostram que Pinheiro desafia a hierarquia entre obra original e adaptação, propondo uma leitura criativa e desviante que ressignifica os textos-fonte e os contextualiza no cenário brasileiro contemporâneo. A pesquisa conclui que as adaptações de Pinheiro são uma forma de resistência cultural, que atualiza e reinterpreta obras clássicas para um novo público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valter do Carmo Moreira, Universidade Estadual de Londrina

    Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (2014), Especialista em Literatura Brasileira (2015), Mestre em Literatura Comparada (2018) pela mesma instituição e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2022). Atualmente é professor de Ensino à Distância (EAD) no grupo Cogna Educação e docente temporário na Universidade Estadual de Londrina. É autor e pesquisador de histórias em quadrinhos e artista plástico.

Referências

BARRETO, Jorge Mascarenhas Menna. Exercícios de leitoria. 2012. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BLOOM, Harold. Um mapa da desleitura. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

BURROUGHS, William. Almoço nu. São Paulo: Cia das Letras, 2016.

ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. In. ELIOT, T. S. Ensaios. São Paulo: Art Editora, p. 37-48, 1989.

GROENSTEEN, Thierry. História em quadrinhos: essa desconhecida arte popular. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2004.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2015.

KEROUAC, Jack. On the road: pé na estrada. São Paulo: L&PM, 2004.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; LEVINE, Robert M. Cinderela negra: a saga de Caro-lina Maria de Jesus. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

MISTÉRIOS E PAIXÕES. Direção de: David Cronenberg. Canadá; Inglaterra: Film Trustees Ltd., 1991. DVD (115 min), son., cor., legendado.

MOREIRA, Valter do Carmo. O território das histórias em quadrinhos: investigações das poéticas do contraditório no quadrinho brasileiro contemporâneo. Tese (Doutorado em ,,,) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022,

NASCIMENTO, Érica Peçanha do. Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

PINHEIRO, João. Burroughs. São Paulo: Veneta, 2015.

PINHEIRO, João. Carolina. São Paulo: Veneta, 2016.

PINHEIRO, João. Kerouac. São Paulo: Devir, 2011.

REY, Sandra. Os escritos de artistas como elemento meta-artístico. In: XXVII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS. Anais [...], São Paulo, v. 1, n. 1, p. 3229-3240, out. 2019. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2018/content/PDF/27encontro REY_Sandra.pdf. Acesso em: 01 nov. 2025.

ROGRIGUES, Paula. Carolina, uma biografia necessária. Ladyscomics [site]. Publicado em: 18 nov. 2016. Disponível em: http://ladyscomics.com.br/carolina-uma-biografia-necessaria. Acesso em: 1 nov. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

Moreira, V. do C. (2025). Desleitura e reinvenção na obra de João Pinheiro. 9ª Arte (São Paulo), e241813. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2025.e241813