¿Cuándo imaginaríamos que tendríamos a un Superman y a un Robin abiertamente LGBTQIAPN+?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e239832

Palabras clave:

Superhéroes, LGBTQIAPN+, Guilherme Smee (autor), Supergays (titulo)

Resumen

Resumen del libro SuperGays: mais de 180 super-heróis fora do armário, de Guilherme Smee, o Guilherme Sfredo Miorando. El autor es un nombre con el que cualquier investigador que estudie el universo de la representatividad LGBTI+ en los cómics ya se ha encontrado. Así, el lanzamiento de Supergays, (Smee, 2024), es una grata sorpresa para los estudios en este campo de investigación. Aunque existen algunas limitaciones en el material, el libro representa un excelente punto de partida para quienes buscan una introducción al tema. En ciertas partes, el texto adquiere un carácter más fragmentario, además de presentar algunas redundancias y cuestiones que podrían haberse profundizado mejor.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mário Jorge de Paiva, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

    Doutor (2021), Mestre (2016), Licenciado (2014) e Bacharel (2014) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), também tendo realizado 2 cursos de extensão em Filosofia. Foi membro de 2 grupos de pesquisa do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio (tendo trabalhado durante anos com pesquisa quantitativa e SPSS). Fez parte da organização de eventos, realizou apresentações (nacionais e internacionais) em congressos, publicou mais de 30 textos acadêmicos, fez parte de 5 comissões científicas, participou de podcasts etc. Oferece parecer para artigos, quando solicitado, em diferentes periódicos (tendo, inclusive, dado parecer para revistas estrangeiras). Atualmente é professor estadual em São Paulo (SEDUC-SP), alocado na Diretoria de Santos; sendo professor de Sociologia, Filosofia, Oratória, História e outras matérias de Ciências Humanas e Sociais. É membro da ABETH, Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura. Seus principais interesses de pesquisa versam sobre representação LGBTI+ e o avanço da direita no Brasil.

  • Gustavo Cravo de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2022), tendo realizado período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) com bolsa de estudos do Programa CAPES-PRINT. Mestre em Ciência Política pela UFF (2014). Especialista em Ensino de Sociologia pela UFRJ (2011). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFRJ (2008). É pesquisador do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da Faculdade de Educação da UFRJ, do grupo de pesquisa Gestão, Desenvolvimento e Inovação (GDI), da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ, e do Núcleo de Estudos sobre Federalismo, Política e Desenvolvimento (NUFEPD) , do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ (2010). Professor voluntário e orientador de trabalhos no Curso de Especialização em Administração Universitária da UFRJ (2023). Editor da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (UFRJ). Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (UFRJ). Membro da direção eleita da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) para a gestão 2024-2026. Tem experiência em pesquisa, em docência no ensino médio e no ensino superior, em editoração, em organização de seminários, em gestão de pessoas e em extensão. Atua na área Ensino de Sociologia, principalmente com os temas história da disciplina Sociologia no ensino médio e reforma do ensino médio. Atua na área Políticas Públicas, principalmente com os temas federalismo aplicado a políticas educacionais, ciclo de políticas públicas e administração universitária. E-mail para contato: gustavo_cravo@hotmail.com 

Referencias

THE BOYS [série de televisão]. Criação de: Eric Kripke, Estados Unidos: Prime Video; Amazon Studios; Sony Pictures Television, 2019. Disponível em: Prime Video. 1 temp.

CHINEN, Nobu; RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro (Org). Os pioneiros no estudo de quadrinhos no Brasil. São Paulo: Criativo, 2013.

HORA da Aventura [desenho animado]. Criação de: Pendleton Ward. Estados Unidos: Cartoon Network, 2010-2018.

PAIVA, Mário Jorge de. Sobre Superman em Super Pride: conservadorismo e estética kitsch como elementos da representação LGBTI+ em quadrinhos americanos contemporâneos. Aurora, v. 16, n. 47, p. 152-170, 2023.

PAIVA, Mário Jorge de. Superman beijando um homem: um acontecimento žižekiano no campo dos quadrinhos? Revista Periódicus, v. 3, n. 20, p. 77-90, 2024.

SMEE, Guilherme. SuperGays: mais de 180 super-heróis fora do armário. Nova Iguaçu: Marsupial, 2024.

STAR vs the forces of evil. Criação de: Daron Nefcy, Dave Wasson e Jordana Arkin. Washington, D. C.: Disney Television Animation, 2019. 4 temp.

Publicado

2025-08-12

Número

Sección

Resenhas

Cómo citar

Paiva, M. J. de, & Azevedo, G. C. de. (2025). ¿Cuándo imaginaríamos que tendríamos a un Superman y a un Robin abiertamente LGBTQIAPN+?. 9ª Arte (São Paulo), 13, e239832. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e239832