Kami no Kabeira: o cinema policial brasileiro sob a perspectiva estética do mangá

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e231126

Mots-clés :

Mangá, cinema policial brasileiro, transculturalidade, Diálogo Brasil-Japão

Résumé

Kami no Kabeira, mangá da autora Amase Shiori, utiliza o gênero policial brasileiro como ponto de partida para explorar as interações culturais entre Japão e Brasil. Shiori constrói uma estética transcultural combinando elementos simbólicos e valores desse gênero com o estilo narrativo japonês. O resultado é uma obra visual que reconfigura o universo das favelas cariocas dentro do contexto japonês e introduz um espaço liminar, no qual conceitos de violência e justiça são reinterpretados.

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Biographie de l'auteur

  • Márcio dos Santos Rodrigues, UFPA

    Historiador, editor e tradutor de histórias em quadrinhos. Atualmente é doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa História e Culturas Políticas (2011) e licenciado em História pela mesma instituição federal (2007). Pesquisador/membro externo do projeto de pesquisa Grupo de Estudos História e Linguagens: Pesquisa em Quadrinhos e Cinema, no Instituto Federal do Sul de Minas – campus Inconfidentes. 

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Publiée

2024-11-20

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Rodrigues, M. dos S. (2024). Kami no Kabeira: o cinema policial brasileiro sob a perspectiva estética do mangá. 9ª Arte (São Paulo), 12, e231126. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e231126