A realização de uma verdade: a literatura na filosofia de Merleau-Ponty

Autores

  • Éder Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7i13p79-92

Palavras-chave:

Fenomenologia, Arte, Merleau-Ponty, Literatura.

Resumo

A fenomenologia merleau-pontyana não é tão célebre como a de seus conterrâneos, tais como Jean-Paul Sartre e Emanuel Levinas. Contudo, foi um dos primeiros que refletiu o corpo não apenas como uma ruptura do dualismo cartesiano, mas como uma posição do sujeito no mundo. O filósofo falou sobre a experiência humana em um mundo fenomenal, de conceitos que são adquiridos por meio da experiência em relação aos objetos que se dispõem no entorno dos sujeitos. Entre essas relações, a filosofia merleau-pontyana dedicou especial apreço à arte, que para o filósofo é semelhante à própria filosofia ao desenvolver questões que são caras ao pensamento e aos seres humanos. Embora nunca tenha escrito um grande texto dedicado exclusivamente ao tema, suas proposições encontram-se espalhadas em suas obras, de maneira que é possível esboçar um entendimento da arte por meio da leitura das obras de Merleau-Ponty. Este artigo, portanto, propõe debater as posições do filósofo sobre a arte e a literatura.

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Biografia do Autor

  • Éder Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduado em Letras. Mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando em Letras/Teoria, Crítica e Comparatismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS

Como Citar

Corrêa, Éder. (2018). A realização de uma verdade: a literatura na filosofia de Merleau-Ponty. Non Plus, 7(13), 79-92. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7i13p79-92