O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM FRANCÊS: OS TIPOS DE FEEDBACK DADOS PELO PROFESSOR A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v3i5p136-152Palavras-chave:
Gêneros textuais. Capacidades de linguagem. FeedbackResumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre os tipos de feedback utilizados pelo professor em produções escritas baseadas em gêneros textuais de alunos de FLE. Mais precisamente, buscamos mostrar de que maneira esse feedback é feito e classificá-lo de acordo com as capacidades de linguagem propostas por Bronckart (1999), para verificar quais capacidades ele aborda. Por fim, visamos indicar o quê esse feedback pode indicar sobre o corretor. Os feedbacks foram coletados em textos de alunos do primeiro semestre da habilitação em francês do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Nossa pesquisa, assim como o programa desse curso, baseiam-se nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999).
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999/2012.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Entrevista: o interacionismo sociodiscursivo em discussão. Concedida a Alessandra Augusta Pereira da Silva e Maria Izabel Rodrigues Tognato. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 2, n. 3, ago./dez, 2010
DECANDIO, Fabricio; DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane. Produção Escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010
DOLZ, J.; DECÂNDIO, F; GAGNON, R. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Rio de Janeiro: Mercado das Letras, 2010.
DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: Emergence d’une compétence ou apprentissage des capacités langagières » ? Etudes de Linguistique Appliquée, 1993, 92, p. 23-37.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa – Século XXI. Rio de Janeiro: Positivo, 3ªed. 2004.
FRIEDRICH, J. Lev Vigotski: Mediação, aprendizagem, desenvolvimento. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & Ensino. São Paulo: Editora
Parábola, 2002.
PENTEADO, Ana & Mesko, Wladimir (ano). Como se responde a um bilhete? São Paulo: Editora Parábola, 2006.
RUIZ, E. (2003). Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado das Letras.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 1.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2004
VIGOTSKI. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993
___________. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.