A RELEITURA INSÓLITA DAS GUERRAS EM "O LIVRO DAS NOITES" DE SYLVIE GERMAIN
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v4i7p13-26Palavras-chave:
Sylvie Germain, Insólito ficcional, Metaficção historiográficaResumo
A proposta deste estudo é analisar o surgimento de uma nova manifestação do insólito ficcional no cenário literário francês novecentista, caracterizada pela incorporação insólita de eventos históricos. Utilizando a noção de “metaficção historiográfica” proposta por Linda Hutcheon, examinaremos a confluência entre elementos insólitos e referências históricas em O Livro das Noites, de Sylvie Germain, publicado em 1985. Tal romance, caracterizado pela fusão entre o ordinário e o extraordinário, apresenta eventos históricos, como a guerra franco-prussiana e as guerras mundiais, que provocam reações sobrenaturais nos personagens. Este artigo visa identificar, por um lado, como os elementos insólitos ilustram a dimensão histórica dos personagens e, por outro lado, como o romance atribui uma conotação irreal aos eventos que constituem a história do Ocidente.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. Oeuvres Complètes, vol. XI. Paris: Gallimard, 1988.
CASTRO, Manuel Antonio de. “A realidade e o insólito”. In: GARCÍA, Flavio. (Org.). Narrativas do Insólito: passagens e paragens. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2008. Disponível em: <http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/narrativasdoinsolito.pdf>. Acesso em: 10.05.2015.
COVIZZI, Lenira Marques. O insólito em Guimarães Rosa e Borges. São Paulo: Ática, 1978.
GERMAIN, Sylvie. O Livro das Noites. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
KOOPMAN-THURLINGS, Mariska. “Pour une poétique de la mémoire” In: GOULET, Alain (Org.). L’Univers de Sylvie Germain. 2008. p. 223-234.
KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
SCHEEL, Charles. Réalisme Magique et Réalisme Merveilleux: des théories aux poétiques. Paris: L’Harmattan, 2005.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2008.
TONNET-LACROIX, Eliane. La littérature française et francophone de 1945 à l’an 2000. Paris: L’Harmattan, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.