Captando a realidade por meio de sons: registro histórico, criação autoral e interatividade na documentação sonora.

2023-07-24

Ao completar 25 anos, a Revista Novos Olhares abre chamada de trabalhos para a sua edição do segundo semestre de 2023 (v.12, n.2) com o dossiê “Captando a realidade por meio de sons: registro histórico, criação autoral e interatividade na documentação sonora”, dedicado ao estudo do uso do som nas práticas de representação do mundo histórico ou de construção de narrativas não-ficcionais em meios audiovisuais.

Serão aceitos artigos que deem especial atenção ao componente sonoro de tais produções e às teorias derivadas de sua vivência, escuta e análise. São bem-vindos textos que tragam à discussão questões éticas e estéticas da documentação sonora, ou que revelem informações sobre repertório, aspectos históricos, técnicos, biográficos e outros relacionados ao som presente nos universos do rádio, podcast, artes plásticas, cinema, televisão, streaming e mídias digitais em geral. 

O dossiê é organizado por Rakelly Calliari Schacht e Nivaldo Ferraz, e as submissões podem ser feitas até o dia 16/10/2023.

As diretrizes para os autores estão disponíveis aqui.

A Novos Olhares foi criada há 25 anos com o objetivo de dar espaço aos estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos. Nesse percurso, ela se tornou uma referência na publicação de trabalhos voltados a diferentes aspectos da produção audiovisual em área como o cinema, a televisão, a internet, o rádio, o podcast e a música popular industrializada. A revista é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da ECA/USP.