Os Cinemas Que Falam Português: O Conceito De Cinema Nacional, Identidade e Resistência

Autores

  • Leandro José Luz Riodades Mendonça Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102226

Palavras-chave:

Cinema nacional, identidade, modo de produção

Resumo

O presente artigo apresenta questões em torno do conceito de cinema nacional e suas formas de existência/resistência. Articula a dimensão espacial como limitante para consumo dos objetos culturais pois estes não têm livre circulação comercial. As identidades nacionais continuam a exercer pressão sobre o cinema e participam da produção da representação que opera mecanismos de inclusão ou exclusão dentro de um espaço geográfico. Reflete sobre a produção cultural e as artes pois parte da observação dos dados imediatos da realidade pensada parte de constrangimentos limitações a capacidade real de produzir filmes. As limitações são, por exemplo, capacidade técnica e treinamento diferenciados e uma desigual capacidade de financiamento e circulação. Estes elementos redundam em produtos estéticos marcadamente diferentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro José Luz Riodades Mendonça, Universidade Federal Fluminense
    Professor doutor de Direito autoral e políticas culturais no Departamento de Artes e Estudos Culturais na Universidade Federal Fluminense no  PPGCA/UFF - Pós graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, e no PPED/UFRJ Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. É membro da Rede Proprietas e coordena o LCV - Laboratório de Cinema e Vídeo. 

Downloads

Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Os Cinemas Que Falam Português: O Conceito De Cinema Nacional, Identidade e Resistência. (2015). Novos Olhares, 4(1), 105-116. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102226