Os blogs como meios de comunicação política

Autores

  • Joaquim Paulo Serra UBI

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102231

Palavras-chave:

Blogues, Comunicação Política, Agendamento, Esfera Pública.

Resumo

O texto analisa e discute o papel dos blogues portugueses enquanto meios de comunicação política. Nas nossas sociedades mediatizadas, a atividade política é indissociável dos media¸ que constituem uma espécie de “parlamento mediático” onde tudo se decide antes da decisão propriamente política. É precisamente sobre esse “parlamento” que os blogues procuram influir e, desse modo, influir no parlamento propriamente dito e na ação governativa; ou seja, a principal influência dos blogues enquadra-se naquilo a que se tem chamado agendamento intermediático. E, na medida em que os blogues dão voz a muitos cidadãos alheios aos media mainstream, eles podem ser vistos como representando um alargamento da esfera pública – mesmo se, nalguns casos, eles são utilizados como mais um meio ao serviço da “politics as usual”.

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Biografia do Autor

  • Joaquim Paulo Serra, UBI
    Doutor em Ciências da Comunicação e Professor Catedrático no Departamento de Comunicação e Artes da UBI, onde também é investigador no Labcom.IFP. É autor dos livros A Informação como Utopia (1998), Informação e Sentido: O Estatuto Epistemológico da Informação (2003) e Manual de Teoria da Comunicação (2008), co-autor do livro Informação e Persuasão na Web (2009) e co-organizador de várias outras obras Email: pserra@ubi.pt

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Os blogs como meios de comunicação política. (2015). Novos Olhares, 4(1), 150-164. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102231