Devoções
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102232Palavras-chave:
Facebook, Netnography, Music, SociabilityResumo
A Internet vive de paixões: aí pode encontrar-se de tudo porque há sempre quem esteja disposto, de forma voluntária e sem fins lucrativos, a partilhar hobbies e obsessões. Mesmo nos interesses mais obscuros, devido ao efeito de escala, pode encontrar-se um vasto conjunto de outros indivíduos com preferências coincidentes, ora transvasando fronteiras nacionais, ora mantendo a especificidade local. Nos grupos do Facebook também este fenómeno está presente, e o facto de ser a rede social dominante constitui-o como local privilegiado para uma análise (n)etnográfica. É a proposta deste texto, que toma como estudo de caso um grupo, predominantemente português, cujo nome poderia ser confundido com o de uma seita religiosa se não fosse óbvia a ironia, e onde os membros são incentivados, a partir de um tema que muda diariamente, a mostrar os seus conhecimentos da música rock-pop contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.