Novas convergências digitais: mídia, humanidades e artes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102235Palavras-chave:
Cultura digital, comunicação, convergência, novos media, plataformas interativas.Resumo
No contexto da cultura digital, as áreas da comunicação, das artes e das ciências humanas atravessam um momento de convergência a vários níveis. Nesta reflexão exploramos, de um ponto de vista interdisciplinar e conceptual, o campo das narrativas de convergência multidisciplinar, quer no plano das estruturas interativas e hibridização de linguagens, quer no plano de produção e integração de tecnologias, tendo como objetivo pensar um modelo de "digital media" para as humanidades e artes, na encruzilhada com os novos media. Partindo da intersecção das "digital humanities" com a comunicação e as artes e da "remediação" de novos conteúdos culturais e científicos baseados em dispositivos e tecnologias emergentes, esta reflexão passa também pelo estado da arte das novas metodologias de criação e divulgação "web based", configuradas em modelos inovadores de mediação e interação comunicacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.