Adaptações das homepages de sites noticiosos para a circulação de informação em dispositivos móveis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131176Palavras-chave:
Jornalismo Digital, Homepage, Dispositivos Móveis, Circulação de Informação.Resumo
Este artigo aborda a importância das homepages como porta de entrada para o jornalismo digital nacional. Para tanto, pretende-se, por meio de levantamento bibliográfico e de dados do mercado, fazer um resgate da relevância das primeiras páginas dos sites para o acesso às informações, representadas neste estudo pelos dois principais portais noticiosos nacionais: Globo.com e UOL. Além disso, retrata-se o desenvolvimento de versões diferenciadas de arquitetura de informação para o ajuste das homepages nas diversas plataformas de distribuição e circulação, principalmente nos dispositivos móveis. Assim, a intenção é demonstrar estratégias digitais para que os acessos às notícias não se distanciem dos fluxos editoriais e que o conteúdo informativo não seja distribuído apenas por plataformas estrangeiras e não jornalísticas, como Google e Facebook, agregando valor e sustentação ao jornalismo.
Downloads
Referências
ABRAHAM, L. Unified digital measurement: not just another pretty (hybrid) face comScore, Reston, 7 abr. 2010. Disponível em: <https://goo.gl/FEsg9n>. Acesso em: 26 out. 2017.
ANDERSON, C. W.; BELL, E.; SHIRKY, C. O jornalismo pós-industrial. Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, n. 5, p. 30-89, 2013. Edição especial. Disponível em: <https://goo.gl/wFBByl>. Acesso em: 26 out. 2017.
BIDGOLI, H. Handbook of information security: key concepts, infrastructure, standards, and protocols. Hoboken: Wiley, 2006. v. 1.
BROCK, G. Out of print: newspapers, journalism and the business of news in the digital age. London: Kogan Page, 2013.
COMSCORE, Inc. 2017. Disponível para assinantes do serviço em: <http://www.comscore.com/>. Acesso em: 22 mar. 2017.
COSTA, C. T. Um modelo de negócio para o jornalismo digital. Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, n. 9, p. 51-115, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/K8CncU>. Acesso em: 26 out. 2017.
DULLES, V. You’ve got… 25 years! AOL celebrates 25th anniversary with big birthday bash. AOL, New York, 24 maio 2010. Disponível em: <https://goo.gl/8y9Pf4>. Acesso em: 26 out. 2017.
FACEBOOK reconhece erros em métricas de publicidade, incluindo tempo de leitura no Instant Articles. Associação Nacional de Jornais, São Paulo, 17 nov. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/iKWMWS >. Acesso em: 26 out. 2017.
FAJKARZ, C. Homepages de sites noticiosos: entre o jornalismo e o marketing: um estudo de caso dos sites MSN, UOL e Globo.com. 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2013.
FERRARI, P. Jornalismo digital. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
HERSCOVITZ, H. G. Características dos portais brasileiros de notícias. Brazilian Journalism Research: journalism theory, research and criticism, Brasília, DF, v. 5, n. 1, p. 102-126, jun. 2009. Disponível em: <https://goo.gl/HG3cCw>. Acesso em: 26 out. 2017.
LEVINE, B. The death of the home page has been greatly exaggerated: personalization provider Cxense says its data shows that home page visitors may be fewer than social- or search-driven ones, but they’re more valuable. MarTech Today, New York, 28 mar. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/2Cyn5S>. Acesso em: 26 out. 2017.
LOBO, F. Design adaptativo x design responsivo: design adaptativo e design responsivo são coisas diferentes? sim... e não! saiba mais sobre ambos e tire suas dúvidas!. Fábio Lobo, São Paulo, 17 fev. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/CvMVHx >. Acesso em: 26 out. 2017.
LOPES, S. A web mobile: design responsivo e além para uma web adaptada ao mundo mobile. 2. ed. São Paulo: Casa do Código, 2016.
MACHADO, E. Os sistemas de circulação no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 4., 2006, Porto Alegre. Anais… Brasília, DF: SBPJOR, 2006. p. 1-23. Disponível em: <https://goo.gl/PWfYyN>. Acesso em: 26 out. 2017.
MIELNICZUK, L. Características e implicações do jornalismo na web. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE CULTURA, 2., 2001, Lisboa. Anais… Salvador: Facom/UFBA, 2001. Disponível em: <https://goo.gl/8b6jqc>. Acesso em: 26 out. 2017.
NAN, Y.; JUN, K. User experience with web browsing on small screens: experimental investigations of mobile-page interface design and homepage design for news websites. Information Sciences, v. 330, p. 427-443, fev. 2016.
NIELSEN, J.; BUDIU, R. Usabilidade móvel. Tradução Sergio Facchim. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
PAVLIK, J. V. Innovation and the future of journalism. Digital Journalism, London, v. 1, n. 2, p. 181-193, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/SQJYwB>. Acesso em: 26 out. 2017.
PROJETO editorial 2017: jornalismo profissional é antídoto para notícia falsa e intolerância. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/XTvsI7 >. Acesso em: 26 out. 2017.
SAAD, B. Estratégias para a mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2003.
SCHWINGEL, C. Ciberjornalismo. São Paulo: Paulinas, 2012.
SILVA, A. A. P. Design responsivo: técnicas, frameworks e ferramentas. 2014. 86 f. Projeto de Graduação (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Escola de Informática Aplicada,. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/zADmAv>. Acesso em: 26 out. 2017.
SPOOL, J. Yet another Yahoo! home page redesign. User Interface Engineering, North Andover, 16 maio 2006. Disponível em: <https://goo.gl/hXuoQx >. Acesso em: 26 out. 2017.
SPYER, J. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
THE RUINS of AOL. Invisible Up, Portland, 26 ago. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/6H9ias>. Acesso em: 26 out. 2017.
YU, N.; KONG, J. User experience with web browsing on small screens: Eexperimental investigations of mobile-page interface design and homepage design for news websites. Information Sciences, v. 330, p. 427-443, 10 fev. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.