Diante das primeiras experiências de crianças negras brasileiras com o racismo: práticas parentais e narrativas midiáticas contraintuitivas

Autores

  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo
  • Francisco Leite Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131582

Palavras-chave:

Midiatização, Crianças, Racismo, Teoria fundamentada nos dados.

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa sobre as expressões da midiatização nas práticas parentais diante das primeiras experiências de crianças negras brasileiras com o racismo. Trata-se de uma investigação qualitativa orientada pela interligação das perspectivas do interacionismo simbólico e dos estudos da midiatização (na perspectiva latino-americana e europeia) enquanto referencial teórico basilar e pela teoria fundamentada nos dados, do inglês grounded theory, construtivista como abordagem metodológica.

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Biografia do Autor

  • Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo

    Doutor em Comunicação Social pela University of North Carolina (EUA). Professor de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

  • Francisco Leite, Universidade de São Paulo

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Università degli Studi di Trento e na Università di Bologna.

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Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Batista, L. L., & Leite, F. (2017). Diante das primeiras experiências de crianças negras brasileiras com o racismo: práticas parentais e narrativas midiáticas contraintuitivas. Novos Olhares, 6(1), 20-36. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131582