Jovem e consumo midiático: mapeando práticas juvenis das regiões Sul e Sudeste

Autores

  • Daniela Schmitz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alexia Oliveira Barbieri Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131886

Palavras-chave:

Consumo Midiático, Convergência, Juventude.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise comparativa de práticas de consumo midiático entre jovens das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os dados são oriundos de uma pesquisa nacional desenvolvida entre 2012 e 2015 pela Rede Brasil Conectado, cujo objetivo foi mapear práticas juvenis no atual contexto de convergência tecnológica, cultural e midiática. Discute-se aqui parte de um questionário on-line respondido nacionalmente por mais de nove mil jovens. Na interpretação dos dados, utilizou-se software de análise qualitativa, o NVivo, que potencializou e acelerou o processo. Sobre os resultados, percebeu-se que o perfil dos jovens dessas regiões é bastante similar e que seu consumo midiático, apesar de se assemelhar por um lado, apresenta nuances destacadas nas formas e intensidades desses consumos, dados que serão explorados ao longo do artigo.

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Biografia do Autor

  • Daniela Schmitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Alexia Oliveira Barbieri, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS), bolsista CNPq.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Schmitz, D., & Barbieri, A. O. (2017). Jovem e consumo midiático: mapeando práticas juvenis das regiões Sul e Sudeste. Novos Olhares, 6(2), 91-103. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131886