Haruo Ohara: entre formas e texturas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.169559Palavras-chave:
Fotografia moderna, Fotografia artística, Haruo OharaResumo
Este artigo busca, por um lado, apresentar em grandes linhas o agricultor-fotógrafo nipo-londrinense Haruo Ohara, e, por outro, demonstrar que sua produção fotográfica está em plena consonância com as características estéticas que definem a fotografia moderna brasileira.
Downloads
Referências
CAMPOS, A.; PIGNATARI, D.; CAMPOS, H. Teoria da poesia concreta. Textos críticos e manifestos (1950-1960). São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.
COSTA, H.; SILVA, R. R. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
CHIARELLI, T. A arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999.
FABRIS, A. O desafio do olhar. Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume II. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
FERNANDES JUNIOR, R. Processos de criação na fotografia. Apontamentos para o entendimento dos vetores e das variações da produção fotográfica. Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, São Paulo, n. 16, p. 10-19, 2006.
LOSNAK, M.; IVANO, R. Lavrador de imagens: uma biografia de Haruo Ohara. Londrina : S. H. Ohara, 2013.
MOHOLY-NAGY, L. Peinture, photographie, film et autres ecrits sur la photographie. Paris: Jacqueline Chambon, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rodrigo Fontanari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.