Unveiling unseen climate practices on Instagram
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.171996Palavras-chave:
Práticas climáticas, Conexão humana, Instagram, Estudos visuais, FotografiaResumo
As mudanças climáticas geralmente são retratadas por meio de mensagens estereotipadas, extremas ou controversas, com o papel de agência humana ligado ao consumo e às demonstrações. Tais representações podem ser desmotivadoras e causar fadiga. É necessário ampliar e elaborar nossa compreensão das conexões humanas com as mudanças climáticas. O objetivo deste artigo é identificar uma ampla variedade de práticas climáticas expressas por usuários de mídia social. Foi realizado um estudo empírico de 42 contas ecológicas finlandesas do Instagram. O conteúdo textual e visual dos posts relacionados ao clima foi analisado qualitativamente para identificar práticas climáticas e o papel que as imagens visuais desempenham nessas representações. Seis tipos de práticas climáticas foram identificados nos dados: destacando, reformando, transiluminando, perseverando, cuidando e consolidando. A visualização das práticas climáticas deve ser ampliada na mídia para ampliar o entendimento da potencial agência humana na crise climática.
Downloads
Referências
BRIGHENTI, A. Visibility: a category for the social sciences. Current Sociology, v. 55, n. 3, pp. 323–342, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/0011392107076079.
CALDEIRA, S. P.; DE RIDDER, S. Representing diverse femininities on Instagram: a case study of the body-positive @effyourbeautystandards Instagram account. Catalan Journal of Communication & Cultural Studies, v. 9, n. 2, pp. 321–337, 2017. DOI: https://doi.org/10.1386/cjcs.9.2.321¬_1.
CORNER, A.; WEBSTER, R.; TERIETE, C. Climate Visuals: Seven principles for visual climate change communication (based on international social research). Oxford: Climate Outreach, 2015.
COULDRY, N.; Media, society, world: Social theory and digital media practice. Cambridge: Polity Press, 2012.
DOWLING, R. Geographies of identity: climate change, governmentality and activism. Progress in Human Geography, v. 34, n. 4, pp. 488–495, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/0309132509348427.
EISEWICHT, P.; KIRSCHNER, H. Giving in on the field: localizing life-world analytic ethnography in mediatized fields. Journal of Contemporary Ethnography, v. 44, n. 5, pp. 657–673, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0891241615595437.
GRASSENI, C. Communities of practice and forms of life: towards a rehabilitation of vision. In: HARRIS, M. (org.) Ways of knowing: new approaches in the anthropology of experience and learning. Oxford: Berghahn, 2007, pp. 203–221.
HULME, M. The conquering of climate: discourses of fear and their dissolution. The Geographical Journal, v.174, n.1, pp. 5–16, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-4959.2008.00266.x.
HIGHFIELD, T. Social media and everyday politics. Cambridge: Polity Press, 2016.
INSTAGRAM Year in Review 2018. Instagram (blog) 12/dez/2018. Disponível em: https://about.instagram.com/blog/announcements/instagram-year-in-review-2018. Acessado em: 20/mai/2020.
JOFFE, H. The power of visual material: persuasion, emotion and identification. Diogenes, v. 55, n. 1, pp. 84–93, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0392192107087919.
IPCC. Global Warming of 1.5°C. An IPCC Special Report on the impacts of global warming of 1.5°C above pre-industrial levels and related global greenhouse gas emission pathways, in the context of strengthening the global response to the threat of climate change, sustainable development, and efforts to eradicate. IPCC, 2018. Disponível em: https://www.ipcc.ch/sr15/. Acessado em 20/mai/2020.
KANGAS, J. Näkymätön ilmasto, näkyviä kuvia: Ilmastoriskin visualisointi ja kuvallinen kehystäminen Helsingin Sanomissa [Visualization of the climate risk and image framing in Helsingin Sanomat]. Media & Viestintä, v. 39, n. 4, pp. 209–227, 2016. DOI: https://doi.org/10.23983/mv.61407.
LEE, D.-H. Digital cameras, personal photography and the reconfiguration of spatial experiences. The Information Society: ICT Adoption and User Choices, v. 26, n. 4, pp. 266–275, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/01972243.2010.489854.
MACDOWALL, L. Instafame: graffiti and street art in the Instagram era. Bristol: Intellect, 2019.
MCFARLAND TAYLOR, S. Ecopiety: green media and the dilemma of environmental virtue. Nova York: New York University Press, 2019.
METAG, J. et al. Perceptions of climate change imagery: evoked salience and self-efficacy in Germany, Switzerland, and Austria. Science Communication, v. 38, n. 2, pp. 197–227, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1075547016635181.
MOERNAUT, R.; MAST, J. Fighting carbon dioxide or fighting humans? The ideological fault lines underlying two climate change frames. International Journal of Media & Cultural Politics, v. 14, n. 2, pp. 123¬–152, 2018. DOI: https://doi.org/10.1386/macp.14.2.123_1.
NIEMELÄ-NYRHINEN, J.; SEPPÄNEN, J. Kuvajournalismi ja eettisen kuluttamisen haaste [Visual journalism and the challenge of ethical consumption]. Media & viestintä, v. 42, n. 3, pp. 165–186, 2019. DOI: https://doi.org/10.23983/mv.85780.
O’NEILL, S. Z. 'It's a crisis, not a change': the six Guardian language changes on climate matters. The Guardian (on-line). 16/out/2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2019/oct/16/guardian-language-changes-climate-environment. Acessado em 20/mai/2020.
O’NEILL, S.; NICHOLSON-COLE, S. “Fear won’t do it”: promoting positive engagement with climate change through visual and iconic representations. Science Communication, v. 30, n. 3, pp. 355–379, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/1075547008329201.
PINK, S. Situating everyday life: practices and places. Londres: Sage, 2012.
SMITH, N.; JOFFE, H. How the public engages with global warming: a social representations approach. Public Understanding of Science, v. 22, n. 1, pp. 16–32, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0963662512440913.
SOPER, K. Alternative hedonism, cultural theory and the role of aesthetic revisioning. Cultural Studies, v. 22, n. 5, pp. 567–587, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380802245829.
THOMPSON, J. B. The new visibility. Theory, Culture & Society, v. 22, n. 6, pp. 31–51, 2005. DOI: https://doi.org/10.1177/0263276405059413.
TIGGEMAN, M.; ZACCARDO, M. ‘Strong is the new skinny’: a content analysis of #fitspiration images on Instagram. Journal of Health Psychology, v. 23, n. 8, pp. 1003–1011, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1359105316639436.
VAN HOUSE, N. Personal photography, digital technologies and the uses of the visual. Visual Studies, v. 26, n. 2, pp. 125¬–134, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/1472586X.2011.571888.
VIVIENNE, S.; BURGESS, J. The remediation of the personal photograph and the politics of self-representation in digital storytelling. Journal of Material Culture, v. 18, n. 3, pp. 279–298, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1359183513492080.
YUSOFF, K. Biopolitical economies and the political aesthetics of climate change Theory, Culture & Society, Los Angeles, v. 27, n. 2/3, pp. 73–99, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/0263276410362090.
ZAPPAVIGNA, M. Social media photography: construing subjectivity in Instagram images. Visual Communication, v. 15, n. 3, pp. 271–292, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1470357216643220.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.