Profissão youtuber: consequências sociais e precarização do trabalho em comunicação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.193511

Palavras-chave:

YouTube, Ciberespaço, Trabalho, Profissões, Comunicação

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão crítica dos impactos do YouTube no potencial desempenho profissional em comunicação social nessa plataforma. Analisamos o conteúdo de 35 artigos sobre o assunto nas bases de dados Scielo e Web of Science. Os resultados evidenciam que o YouTube oferece um vasto campo de atuação não só para comunicadores licenciados, mas também para profissionais de outras áreas de atuação. Isso implica consequências socialmente complexas, que aumentam a disseminação da informação e afetam a atividade da comunicação social, com potencial precarização social do trabalho.

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Biografia do Autor

  • Jullie Tenório Ed Din Sammur, Universidade Estadual de Campinas

    Mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

  • Pedro Afonso Cortez, Universidade Tuiuti do Paraná

    Professor Auxiliar na Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professor adjunto no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Desenvolve pesquisa com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processo nº 2020/15055-9. Líder do Grupo de Pesquisa Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação (Checar-Umesp) e membro fundador do Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (MidiAto-USP).

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Dados de financiamento

Como Citar

Sammur, J. T. E. D., Cortez, P. A., & Paganotti, I. (2022). Profissão youtuber: consequências sociais e precarização do trabalho em comunicação social. Novos Olhares, 11(1), 40-53. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.193511