Intersecções estéticas e poéticas no artivismo contemporâneo: arte computacional, audiovisual e generativa

Autores

  • Pedro Alves da Veiga Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205276

Palavras-chave:

Multissensorialidade, Sinestesia, Ativismo, Convergência mediática

Resumo

Este artigo propõe a exploração das intersecções da imagem e do som, e da estética e da poética, nos novos formatos artísticos digitais generativos de índole ativista. Para isso, analisa a criação de dois artefactos computacionais audiovisuais e generativos que são, simultaneamente, objetos artísticos socialmente interventivos. Através do seu estudo, o presente texto vem propor uma abordagem sistemática à análise e criação deste tipo de obras, incluindo aspetos participativos mais característicos do ativismo, mas menos da criação artística. Por via dessa análise procurar-se-á relevar o papel que os diferentes média podem desempenhar no processo de comunicação, bem como dos impactos estéticos (sensoriais) e poéticos (cognitivos e comunicacionais) possibilitados pela sua utilização conjunta.

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Biografia do Autor

  • Pedro Alves da Veiga, Universidade Aberta

    Doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É Professor Auxiliar Convidado na Universidade Aberta, e Subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Os seus interesses de investigação estão na fronteira entre arte, ciência e tecnologia. Desenvolve prática artística em assemblage, arte generativa e audiovisuais digitais e tem exposto as suas obras em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, China, Tailândia e EUA.

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Publicado

2023-02-11

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Veiga, P. A. da. (2023). Intersecções estéticas e poéticas no artivismo contemporâneo: arte computacional, audiovisual e generativa. Novos Olhares, 11(2), 102-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205276