Como se constrói uma casa: tipografia dinâmica e interativa em ambientes digitais e audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205278Palavras-chave:
Tipografia, Texto, Imagem em movimento, Média-arte digitalResumo
Este artigo pretende realizar uma breve abordagem analítica sobre o papel semântico e estético da palavra escrita e da tipografia entre o final do século XIX e a atualidade, prestando especial atenção à sua percepção e utilização em sistemas audiovisuais e digitais. Analisando uma ampla gama de períodos, obras e artistas, o objetivo é compreender o potencial da tipografia no discurso artístico contemporâneo, explorando principalmente as componentes visual, dinâmica e interativa da tipografia moderna e contemporânea. Paralelamente, procura-se encontrar novas possibilidades de uso da tipografia como componente artístico num sistema computacional e videográfico. Neste artigo, apresentaremos um dos nossos primeiros trabalhos experimentais neste campo, um curta-metragem em stop-motion, desenvolvido com o propósito de avaliar formas originais de convergir texto, imagem e movimento num ambiente audiovisual e digital.
Downloads
Referências
Alvarez, J. (2001). Scalpoema [Video]. Observatório da Literatura Digital Brasileira. https://www.observatorioldigital.ufscar.br/repositorio-da-literatura-digital-brasileira/scalpoema/
Bacelar, J. (1998). A letra: comunicação e expressão. Universidade da Beira Interior.
Bachfischer G. & Robertson T., (2005, September 25-27). From moveable type to moving type – evolution in technological mediated typography [Apresentação de trabalho]. AUC Academic and Developers Conference 2005, Hobart, Tasmania, Australia. https://bit.ly/3vQk1hU
Betancourt, M. (2019). Asemic typography in kinetic design. Semiotica, 2019(231), 245-257. https://doi.org/10.1515/sem-2018-0029
Clifford, A. (2006). Sweet Old Etcetera [Projeto de Web]. Electronic Literature Collection. https://collection.eliterature.org/2/works/clifford_sweet_old_etcetera/sweetweb/sweetoldetc.html
Dos Santos, A. L. & Prado, G. (2002). Memória [Video]. Observatório da Literatura Digital Brasileira. https://www.observatorioldigital.ufscar.br/repositorio-da-literatura-digital-brasileira/memoria-2/
Duchamp, M. (1926). Anémic cinéma [Fotograma]. MoMA. https://www.moma.org/collection/works/304633
Enns, C. (2016). Frampton’s Demon: A Mathematical Interpretation of Hollis Frampton’s Zorns Lemma. Leonardo 49(2), 156-160. https://www.muse.jhu.edu/article/613935.
Geiger, N. (2020). Discourse, Figure, d’après Lyotard. In A. C. Valente (Coord.), Avanca | Cinema 2020 (pp. 108-113). Cine-Clube de Avanca. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a104
Gelb, I. J. (1963). A study of writing (2nd ed.). The University of Chicago Press.
Harris, D. (2003). The Calligrapher’s Bible: 100 complete alphabets and how to draw them. Quarto Publishing.
Heidegger, M. (2002). Ensaios e conferências. Vozes.
Kramer, S. N. (1963). The Sumerians: their history, culture, and character. The University of Chicago Press.
Marcus, S. (1972). The typographic element in Cubism, 1911-1915: its formal and semantic implications. Visible Language, 6(4), 321-340. https://bit.ly/3ICssVO
Martins, A. (2022, outubro 27). como se constrói uma casa [Video]. Vimeo. https://vimeo.com/764465418
McCarthy, S. (2020). Digital typography at Stanford. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, 6(4), 546-560. https://doi.org/10.1016/j.sheji.2020.08.006
Mietkiewicz, H. (2017). OpenType Font Variations: Digital Typography Revolution has just been announced [Dissertação de mestrado, Royal College of Art]. https://bit.ly/3CC041Y
MoMA (2020, agosto 23). Marcel Duchamp's "Anémic cinéma" (1926) | MoMA FILM VAULT SUMMER CAMP [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=qi3Zgx0Jh9k&t=2s
Neitzel, A. A., & Bridon, J. (2013). Poesia digital: reflexões em curso. Literatura y Lingüística, (27), 111-133. https://bit.ly/3k6Pt9a
Palos, K. I., Campos, G. B., & Silva, A. C. (2019). Typography in interactive poetry: gestures and their contributions to reading multiplicities. In M. Kurosu (Ed.), Human-computer interaction: design practice in contemporary societies (pp. 212-227). Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-22636-7_15
Pimentel, T., & Branco, V. (2005). Dynamic and interactive typography in digital art. Computers & Graphics, 29(6), 882-889. https://doi.org/10.1016/j.cag.2005.09.005
Quelhas, V. (2012). Dynamic typography dynTypo > Understanding typography as a multimedia expression [Apresentação de trabalho]. 5º Congreso Internacional de Tipografía, Valencia, Spain. https://bit.ly/3VRecLG
Rebelo, S., Martins, T., Bicker, J., & Machado, P. (2018, November 17-18). Typography as image: experiments on typographic portraits [Apresentação de trabalho]. 9º Encontro de Topografia, Tomar, Portugal. https://bit.ly/3VYBCyS
Schmandt-Besserat, D. (2014). The evolution of writing. In J. Wright (Ed.), International encyclopedia of social and behavioral sciences (pp. 761-766). Elsevier. https://bit.ly/3isZPzG
Sitney, P. A. (1979). Image and title in avant-garde cinema. Essays in Honor of Jay Leyda, 11, 97-112. https://doi.org/10.2307/778237
Small, D. (1999). Rethinking the Book [Tese de doutorado, Massachusetts Institute of Technology]. MIT Libraries. https://bit.ly/3jX5zlr
Tavares, O. G. (2010) A interatividade na poesia digital. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. https://bit.ly/3WYHYzk
Tschichold, J. (1995). The principles of the new typography. In J. Tschichold, The new typography: a handbook for modern designers (pp. 115-128). University of California Press. https://bit.ly/3Xm6smd
Uyan Dur, B. I. (2021). Virtual Reality art and immersive experimental typography. e-Journal of New Media, 5(3), 219-233. https://doi.org/10.17932/IAU.EJNM.25480200.2021/ejnm_v5i3002
Warde, B. (1955). The Crystal Goblet: sixteen essays on typography. The Sylvan Press.
White, T., & Small, D. (1998, April 18-23). An interactive poetic garden [Apresentação de trabalho]. CHI ’98: CHI 98 Conference Summary on Human Factors in Computing Systems, Los Angeles, California, United States. https://doi.org/10.1145/286498.286804
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Doutorando, Professor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.