Acreditabilidade em realidade virtual: uma proposta para estudar a comunicação de marca em metaversos

Autores

  • Eduardo Zilles Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205283

Palavras-chave:

Realidade virtual, Metaverso, Tecnologia de inovação, Ambiente midiático expandido, Comunicação da marca

Resumo

O artigo apresenta um exercício teórico e empírico às possibilidades de comunicação de marca em Realidade Virtual (RV), propondo um instrumento de análise/criação para plataformas emergentes de metaverso, aplicado ao campo da comunicação de marcas (imagens imersivas e em 360 graus, multissensorial, perspectiva em primeira pessoa). Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem empírica, explorando peças de RV qualitativamente, destacando dimensões de acreditabilidade que, de alguma forma, impactam a comunicação da marca. Os resultados enfatizam três dimensões relevantes: realismo, interatividade e envolvimento com a trama.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Pós-doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo (PPGEE-USP). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. Professor adjunto da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico-UFRGS), onde coordena o curso de Publicidade e Propaganda. Pesquisador no Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS, no Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (Citi) da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), no Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (4C) da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), no grupo de estudos na Indústria Criativa (Incria) do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional nas Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR-Faccat) e no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Clepul) da Universidade de Lisboa (UL), em Portugal. É integrante do projeto de pesquisa Memórias do Futuro: Inovação Midiática Multimodal pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2023-02-11

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Borba, E. Z. (2023). Acreditabilidade em realidade virtual: uma proposta para estudar a comunicação de marca em metaversos. Novos Olhares, 11(2), 41-48. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205283