Notas sobre expropriação, alteridade e legibilidade: fotografias de conflito, imperialismo e destruição
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.216301Palavras-chave:
alteridade, sofrimento, fotografia de guerraResumo
Este artigo busca tecer reflexões sobre expropriação, alteridade e legibilidade na fotografia de guerra contemporânea, a partir da análise de três imagens premiadas pelo prêmio Pulitzer 2023. Esse exercício é realizado por meio de um diálogo crítico com autoras como Ariella Azoulay, Marie-José Mondzain e Susan Sontag. Defendemos que, a despeito de uma potência da imagem de gerar conflito e produzir outras visibilidades, as imagens aqui apresentadas revelam pouca margem para rearticular relações de poder, alterar imaginários e desestabilizar formas consensuais de pensar a experiência.
Downloads
Referências
Azoulay, A. (2008). The civil contract of photography. Zone Books.
Azoulay, A. (2019a). Potential history: Unlearning imperialism. Verso.
Azoulay, A. (2019b, 29 de outubro). Desaprendendo momentos decisivos. Revista ZUM. https://bit.ly/3NA2gfS
Mondzain, M.-J. (2009). A imagem pode matar? Vega.
Picado, B. (2014). O olho suspenso do Novecento: Plasticidade e discursividade no fotojornalismo moderno. Pensamento Brasileiro.
Serva, L. (2020). A fórmula da emoção na fotografia de guerra. Sesc.
Sontag, S. (2003). Diante da dor dos outros. Companhia das Letras.
Sontag, S. (2004). Sobre a fotografia. Companhia das Letras.
Warburg, A. (2010). Atlas mnemosyne. Akal.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcela Barbosa Lins, Mariana Falcão Duarte, Marianna Rungue de Oliveira, Ângela Cristina Salgueiro Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.