Notas sobre expropriação, alteridade e legibilidade: fotografias de conflito, imperialismo e destruição

Autores

  • Marcela Barbosa Lins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Falcão Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marianna Rungue de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.216301

Palavras-chave:

alteridade, sofrimento, fotografia de guerra

Resumo

Este artigo busca tecer reflexões sobre expropriação, alteridade e legibilidade na fotografia de guerra contemporânea, a partir da análise de três imagens premiadas pelo prêmio Pulitzer 2023. Esse exercício é realizado por meio de um diálogo crítico com autoras como Ariella Azoulay, Marie-José Mondzain e Susan Sontag. Defendemos que, a despeito de uma potência da imagem de gerar conflito e produzir outras visibilidades, as imagens aqui apresentadas revelam pouca margem para rearticular relações de poder, alterar imaginários e desestabilizar formas consensuais de pensar a experiência.

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Biografia do Autor

  • Marcela Barbosa Lins, Universidade Federal de Minas Gerais

    Marcela Barbosa Lins doutoranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Mariana Falcão Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mariana Falcão Duarte doutoranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Arquitetura e Urbanismo da UFMG.

  • Marianna Rungue de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Marianna Rungue de Oliveira graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

    Ângela Cristina Salgueiro Marques doutora e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Referências

Azoulay, A. (2008). The civil contract of photography. Zone Books.

Azoulay, A. (2019a). Potential history: Unlearning imperialism. Verso.

Azoulay, A. (2019b, 29 de outubro). Desaprendendo momentos decisivos. Revista ZUM. https://bit.ly/3NA2gfS

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Publicado

2023-11-23

Edição

Seção

CALL FOR PAPERS

Como Citar

Notas sobre expropriação, alteridade e legibilidade: fotografias de conflito, imperialismo e destruição. (2023). Novos Olhares, 12(2), 90-101. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.216301