Memórias sonoras: deslocamentos da vida cotidiana em Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.217111

Palavras-chave:

Memória sonora, Identidade, Patrimônio

Resumo

Neste artigo, adotamos a metodologia da pesquisa-ação para discutir conceitos como memória e patrimônio sonoros. Analisamos práticas de um projeto de extensão, ensino e pesquisa que defende o som das cidades como protagonista da memória e da identidade local, apresentando experiências de quatro cidades: Caruaru, João Pessoa, Mariana e Ouro Preto, que compõem o projeto Memória Sonora com outras seis cidades brasileiras. Partimos da compreensão de que o som integra o patrimônio cultural e a identidade regional e que seu registro garante não só a perenidade deste bem imaterial, mas também seu enredamento com outras práticas de consumo características da sociedade contemporânea. Defendemos, portanto, a criação de um espaço com acesso público, em plataformas digitais, que registre os sons das cidades para permitir a compreensão da diversidade das memórias sonoras dos sujeitos, construídas, muitas vezes inconscientemente, em torno de seus múltiplos processos individuais e interações sociais.

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Biografia do Autor

  • Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Sociologia (2013), mestra em Comunicação (2005) e especialista em História Contemporânea (2001) pela UFPE. Graduada em Jornalismo (1991/Unicap) e Publicidade e Propaganda (1991/UFPE). Professora Adjunta do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Inovação Social da UFPE e do grupo de pesquisa Observatório da Vida Agreste. Pesquisa redes e tecnologias sociais, mídias sonoras, mídias digitais, educação popular, política e cultura participativa. É autora do livro “O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum” (2015) e uma das organizadoras dos livros “Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação”, volumes 1 (2017) e 2 (2018).

  • Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio pós-doutoral na Universidad de Extremadura (Espanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista Produtividade em Pesquisa Pq-2 (CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP) e o projeto de extensão interinstitucional Memória Sonora. Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e preside o Conselho Diretor da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). É autora de Novo rádio, velhas narrativas (2022) e Radiojornalismo Hipermidiático (2010).

  • Norma Meireles, Universidade Federal da Paraíba

    Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jornalismo Audiovisual Expandido (JAE/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Integra o Conselho Diretor da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). Foi Diretora Regional Nordeste da Intercom. Pesquisa rádio, radialismo, radiojornalismo, educação superior, meio ambiente e gênero.

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Publicado

2023-11-23

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Memórias sonoras: deslocamentos da vida cotidiana em Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. (2023). Novos Olhares, 12(2), 77-89. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.217111