Narrativas de vida de empreendedores em podcasts: comunicação, cultura da inspiração e o capitalismo como religião

Autores

  • Vander Casaqui Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.217112

Palavras-chave:

Narrativa, cultura empreendedora, inspiração, capitalismo como religião, podcasting

Resumo

Este artigo trata dos processos comunicacionais que constituem e publicizam a cultura empreendedora. Estudamos as narrativas de vida de empreendedores de alto impacto presentes na série de podcasts do Endeavor Day1, um evento associado à chamada cultura da inspiração. Nosso objetivo principal é analisar como as palestras inspiracionais dos empreendedores representam a dimensão comunicacional do capitalismo como religião, combinando aspectos teológicos, motivacionais e racionalizantes aplicados à vida como um todo. Entre os principais resultados, compreendemos que essa produção “inspiradora” se associa ao projeto de sociedade baseado na imagem do empreendedor como modelo, como tipo ideal. A metodologia do estudo é baseada na análise do discurso neoliberal proposta por Guilbert.

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Biografia do Autor

  • Vander Casaqui, Universidade Paulista - UNIP

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP-SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publicado

2024-09-09

Edição

Seção

CALL FOR PAPERS

Dados de financiamento

Como Citar

Casaqui, V. (2024). Narrativas de vida de empreendedores em podcasts: comunicação, cultura da inspiração e o capitalismo como religião. Novos Olhares, 13(1), 111-121. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.217112