As várias nostalgias de Stranger Things

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.218554

Palavras-chave:

Stranger Things, nostalgia, cultura geek, processo de criação, narrativa complexa

Resumo

Um dos fatores do êxito de Stranger Things é o mosaico de referências nostálgicas que ela traz, especialmente em relação aos anos 1980, como tem sido apresentado em estudos que analisam a série televisiva. Este artigo faz uma revisão desses estudos para mostrar a amplitude alcançada pelo uso do recurso à nostalgia no processo de criação da série. O resultado mostra como as diferentes abordagens nostálgicas identificadas nos estudos convergem em dois pontos: na recriação romantizada da década de 1980 e num tributo aos primórdios da chamada cultura geek.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sílvio Antonio Luiz Anaz, Universidade de São Paulo

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pesquisador visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University. Pesquisador do grupo Comunicação e Criação em Mídias, da PUC-SP.

Referências

Anaz, S. (2022). Fatores determinantes para o sucesso de bilheteria de filmes no Brasil. Revista Comunicação e Inovação, 23(52), 126-148. https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8449

Boym, S. (2002). The Future of Nostalgia. Basic Books.

Boym, S. (2017). Mal-estar na nostalgia. História e Historiografia, 10(23), 153-165. https://doi.org/10.15848/hh.v0i23.1236

Bressan, M. A., Jr., & Lessa, L. A. (2018). Old is cool: nostalgia “oitentista” e a memória do público jovem sobre a série Stranger Things da Netflix. Revista Memorare, 5(3), 125-153. https://doi.org/10.19177/memorare.v5e32018125-153

Dunleavy, T. (2018). Complex serial drama and multiplataform television. Routledge.

FlixPatrol. (2020-2024). Stranger Things Demographics. https://tinyurl.com/2mys3rns

Hailu, S. (2022, jul 1). ‘Stranger Things’ Smashes Nielsen Streaming Records with More Than 7.2 Billion Minutes Watched in One Week. Variety. https://tinyurl.com/

Hennig-Thurau, T., Houston, M. B., & Walsh, G. (2007). Determinants of motion picture box office and profitability: an interrelationship approach. Review of Managerial Science, 1(1).

Jenkins, H. (2008). Cultura da convergência. Aleph.

Kallas, C. (2016). Na sala de roteiristas: conversando com os autores de Frinds, Mad Men, Game of Thrones e outras séries que mudaram a TV. Zahar.

Landrum, J. (2017). Nostalgia, Fantasy, and Loss: Stranger Things and the Digital Gothic. Intertexts, 21(1-2), 136-158. https://doi.org/10.1353/itx.2017.0006

Li, A. S. (2019). Reconstructing the '80s Man: Nostalgic Masculinities in Stranger Things. Refractory, 31, fev 2019. https://www.researchgate.net/publication/348788660_Reconstructing_the_'80s_Man_Nostalgic_Masculinities_in_Stranger_Things

Maffesoli, M. (2010). O tempo das tribos. Forense Universitária.

Martel, F. (2012). Mainstream: a guerra global das mídias e das culturas. Civilização Brasileira.

McCain J., Gentile B., & Campbell W. K. (2015). A Psychological Exploration of Engagement in Geek Culture. PLoS One, 10(11). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0142200

McCarthy, K. (2019). Remember Things: Consumerism, Nostalgia, and Geek Culture in Stranger Things. Journal of Popular Culture, 52(3), 663-677. https://doi.org/10.1111/jpcu.12800

Mittell, J. (2015). Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. New York University Press.

Mittell, J. (2012). Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. MATRIZes, 5(2), 29‑52. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p29-52

Parrot Analytics. (2022). United States TV audience demand for Stranger Things. https://tinyurl.com/524saekd

Porter, R. (2022, mai 31). ‘Stranger Things’ Smashes Netflix’s Opening Weekend Viewing Record. The Hollywood Reporter. https://tinyurl.com/yr79zf8r

Richardson, T.; Romero, T. (2018). Familiar Things: Stranger Things, Adolescence and Nostalgia. PsyArt, 22, 95-104.

The Duffer Brothers. (n.d.) Montauk, An Epic Tale of Sci-Fi and Horror (Bible). https://screencraft.org/wp-content/uploads/2019/07/StrangerThings_Bible.pdf

The Duffer Brothers. (n.d.). Montauk (Pilot). Paradigm. http://www.sellingyourscreenplay.com/wp-content/uploads/screenplay/scripts/Stranger-Things.pdf

The Duffer Brothers (Diretores). (2016-2022). Stranger Things [série de TV]. Netflix.

Wildermuth, R. (2019). Trauma and Nostalgia: Youth and the Darkness of Quality in Stranger Things. Refractory, 31, 2019.

Downloads

Publicado

2024-09-09

Edição

Seção

CALL FOR PAPERS

Como Citar

Anaz, S. A. L. (2024). As várias nostalgias de Stranger Things. Novos Olhares, 13(1), 136-144. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.218554