A narradora de Caderno Afegão: uma jornalista na borda do mundo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.223139Palavras-chave:
narrativas de viagem, Reportagem, escrita feminina, relações interculturaisResumo
A proposta deste artigo é investigar, por meio da análise da voz da narradora de Caderno Afegão, a alternância entre o diário pessoal e a reportagem, bem como as adesões entre as identidades textual e autoral, manifestas a partir de questões de gênero, que o choque entre diferentes culturas faz emergir. Nossa hipótese é que a subjetividade da narradora se constrói, textualmente, a partir dos encontros culturais que ela experimenta. Assim, aos poucos, o olhar distanciado de repórter estrangeira dá lugar a uma perspectiva feminina, de solidariedade com as mulheres afegãs. O exame da obra traz pelos menos duas importantes contribuições aos estudos da narrativa jornalística: primeiro, permite compreender flutuações entre gêneros de não ficção e hibridações, presentes no jornalismo contemporâneo de língua portuguesa; segundo, problematiza, no campo da narratologia, as relações entre o autor empírico e o narrador nos relatos factuais.
Downloads
Referências
Birke, D., & Köppe, T. (2015). Author and Narrator: Transdisciplinary Contributions to a Narratological Debate. De Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110348552.
Coelho, A. L. (2008, julho 13). Afeganistão: Nascer e morrer em Kandahar. Jornal Público. https://tinyurl.com/56r8474m.
Coelho, A. L. (2009). Caderno Afegão. Tinta da China.
Dyer, R. (1999). The Role of Stereotypes. In P. Marris & Thornham, S (Eds.), Media Studies: A Reader (2nd ed.). Edinburgh University Press.
Genette, G. (1989). Figuras III. Lumen.
Lejeunne, P, & Noronha J. M. G. (Eds.) (2008). O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Editora UFMG.
Miranda, P. (2021, novembro 24). O caderno afegão, de Alexandra Lucas Coelho. Jornal N. https://tinyurl.com/bdcuwbyc.
Motta, L. G. (2005). A Análise Pragmática da Narrativa Jornalística. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom.
Ricoeur, P. (1991). O si mesmo como o Outro. Papirus.
Ricoeur, P. (1995). Rèflexion faite: Autobiographie Intellectuelle. Edition Espirit.
Silvestre, O. M. (2009, outubro 2). Entre fedor e perfume. Jornal Público. https://tinyurl.com/2vyacjv7
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leticia Myrrha de Paula e Silva Neves, Marcio de Vasconcellos Serelle

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.