Estratégias de ficcionalização do real: o caso João de Deus pelas lentes da narrativa ficcional seriada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.226032Palavras-chave:
João de Deus, análise narrativa, ficção, análise do mercado audiovisualResumo
Este artigo investiga a série João sem Deus: a queda de Abadiânia a fim de analisar quais estratégias mercadológicas e narrativas são adotadas em uma produção ficcional baseada em fatos reais. Proponho uma análise em dois eixos: 1. decisões e estratégias de mercado; e 2. análise da estrutura da narrativa. Essa proposta contempla elementos intra e extradiegéticos e captura investimentos feitos no contexto da nova televisão em tempos de streaming e coproduções internacionais. Foi possível identificar o apagamento de divulgações atreladas a uma religião específica e um investimento na mundialização da narrativa, além da construção de personagens prototípicas para figurar as mulheres violentadas e convocar preceitos melodramáticos para a estrutura narrativa. Essa série nos leva também a questionar quais sentidos de nação transportamos na nova fase da produção televisiva ao abordarmos um caso de cunho religioso e projeção global.
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