Microinterações, religião e comunicação: uma exploração sobre a presença de mensagens religiosas em espaços laicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.226068Palavras-chave:
Bourdieu, Comunicação, Goffman, mídia, religiãoResumo
Este artigo delineia alguns aspectos da relação entre comunicação e religião a partir da observação da presença assistemática, fragmentária e ostensiva de mensagens religiosas nas interações cotidianas laicas. Trata-se de um trabalho inicial de reunião de evidências esparsas em uma tentativa de compreender a presença de mensagens religiosas em espaços laicos e inesperados, como como adesivos de carros, panfletos de pizza, letreiros de ônibus, tatuagens e objetos cotidianos, além de conversas não religiosas. Fundamentado na análise microssociológica de Goffman, conectada com as noções de campo religioso, habitus e capital de Bourdieu, argumenta-se que a “microcomunicação” religiosa tem prosperado em lugares nos quais as mídias sociais e religiosas institucionais não alcançariam facilmente.
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