Microinterações, religião e comunicação: uma exploração sobre a presença de mensagens religiosas em espaços laicos

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.226068

Palavras-chave:

Bourdieu, Comunicação, Goffman, mídia, religião

Resumo

Este artigo delineia alguns aspectos da relação entre comunicação e religião a partir da observação da presença assistemática, fragmentária e ostensiva de mensagens religiosas nas interações cotidianas laicas. Trata-se de um trabalho inicial de reunião de evidências esparsas em uma tentativa de compreender a presença de mensagens religiosas em espaços laicos e inesperados, como como adesivos de carros, panfletos de pizza, letreiros de ônibus, tatuagens e objetos cotidianos, além de conversas não religiosas. Fundamentado na análise microssociológica de Goffman, conectada com as noções de campo religioso, habitus e capital de Bourdieu, argumenta-se que a “microcomunicação” religiosa tem prosperado em lugares nos quais as mídias sociais e religiosas institucionais não alcançariam facilmente.

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Biografia do Autor

  • Luis Mauro Sá Martino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professor da Faculdade Cásper Líbero. Professor-visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

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Publicado

2024-09-09

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Martino, L. M. S. (2024). Microinterações, religião e comunicação: uma exploração sobre a presença de mensagens religiosas em espaços laicos. Novos Olhares, 13(1), 26-38. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.226068