Estratégias analíticas dos audiovisuais nas pesquisas de recepção e consumo cinematográfico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2025.e140112Palavras-chave:
Cinema, Recepção fílmica, Consumo cinematográfico, PesquisaResumo
Esse texto tem o propósito de apresentar os procedimentos analíticos referentes aos produtos midiáticos, ou seja, os textos fílmicos utilizados nas pesquisas de recepção e consumo cinematográfico, tanto no nível de mestrado quanto de doutorado, defendidas no Programas de Pós- graduação em Comunicação brasileiros, no período de 1990 a 2020. Trata-se de um esforço para visibilizar um ponto frágil nas pesquisas da área que contemplam de forma incipiente, quando é realizada, a análise do objeto que motiva o estudo de sua recepção ou consumo por parte dos sujeitos.
Downloads
Referências
Jacks, N., Menezes, D., & Piedras, E. (org.). (2008). Meios e audiências: a emergência dos estudos de recepção no Brasil. Editora Sulina.
Jacks, N. (Org.). (2014). Meios e audiências II: a consolidação dos estudos de recepção no Brasil. Editora Sulina.
Jacks, N., Piedras, E., Pieniz, M., & John, V, (Orgs.). (2017). Meios e Audiências III. Reconfigurações dos estudos de recepção e consumo midiático no Brasil. Editora Sulina.
Jacks, N., Libardi, G, & Sifuentes, L. (Orgs.). (2024). Meios e Audiências IV. Continuidades e novos desafios frente à convergência midiática. Pimenta Cultural.
Joly, M. (2005). Introdução à análise da imagem. Papirus.
Toaldo, M. M., & Jacks, N. (2017). Consumo Midiático: uma especificidade do consumo cultural, uma antessala para os estudos de recepção. In R. Ribeiro (Org.), Jovens, Consumo e Convergência Midiática (p.19-29). UFPR.
Ribeiro, R., John, V., & Lucas, H. (2017). In N. Jacks, E. Piedras, M. Pieniz, & V. John (Orgs.), Meios e Audiências III. Reconfigurações dos estudos de recepção e consumo midiático no Brasil. Editora Sulina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilda Jacks, Daniela Schmitz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.