O Papel da Imprensa na Alfabetização Tecnológica Para os Usos do Rádio

Autores

  • Michele Cruz Vieira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2012.51449

Palavras-chave:

História do radio, Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, Tecnologias do Rádio

Resumo

A proposta deste artigo é abordar algumas estratégias utilizadas por intelectuais letrados para a difusão da tecnologia do rádio no Brasil a partir de 1923, quando surge a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora regular do país. Com base na análise da revista Radio, percebe-se que há a tentativa de flexibilizar a tecnologia, o que permite ao público criar múltiplas materialidades para aquilo que, posteriormente, seria designado, no singular, como rádio. Nesse momento, Edgar Roquette-Pinto liderava um movimento de alfabetização tecnológica dos cidadãos para a construção de aparelhos, realizado pela intensa troca de informações entre os cidadãos e a emissora recém-inaugurada. A partir da criação de um departamento técnico, a Rádio Sociedade auxiliava tanto aqueles que desejavam construir um rádio com aparatos artesanais quanto os que optavam por um aparelho feito com peças caras e importadas, possibilitando o surgimento de rádios para todos os gostos. A apropriação de aparatos tecnológicos específicos criava ainda ambientes possíveis para o surgimento de múltiplas formas de escuta.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michele Cruz Vieira
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense e Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O Papel da Imprensa na Alfabetização Tecnológica Para os Usos do Rádio. (2012). Novos Olhares, 1(1), 72-83. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2012.51449