Aceleração e Transformações: Marcas da Tecnologia Digital para Além da Imagem Cinematográfica

Autores

  • Liana Gross Furini
  • Roberto Tietzmann
  • Vanessa Valiati

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69824

Palavras-chave:

Cinema, Tecnologias digitais, Internet, Crowdfunding.

Resumo

Neste artigo, problematizamos a presença de marcas de mudanças no fazer e consumir cinematográfico proporcionadas pela digitalidade. Discutiremos estas marcas a partir de três pontos da realização cinematográfica: o levantamento de recursos com ênfase no financiamento coletivo de obras por crowdfunding que favorece obras à margem dos padrões comerciais; as transformações da digitalidade em imagens na captação e na pós-produção que flexibilizam a mescla de imagens; e a circulação de obras por meios oficiais e extraoficiais que dinamizam o consumo.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liana Gross Furini
    Mestranda do PPGCOM da Famecos/PUCRS, mesma universidade em que se formou em Publicidade e Propaganda. Sua pesquisa é na área de pirataria e divulgação online.
  • Roberto Tietzmann
    Professor do programa de pós-graduação em comunicação social da PUCRS e orientador das pesquisas. Pesquisa interfaces entre efeitos visuais, montagem, design e narrativa cinematográfica.
  • Vanessa Valiati
    Mestranda do programa de pós-graduação em comunicação social da PUCRS e especialista em Economia da Cultura, pela UFRGS. Pesquisa financiamento coletivo de obras audiovisuais.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Furini, L. G., Tietzmann, R., & Valiati, V. (2013). Aceleração e Transformações: Marcas da Tecnologia Digital para Além da Imagem Cinematográfica. Novos Olhares, 2(2), 18-27. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69824