Transmidiação como Ferramenta Estratégica: Cheias de Charme Explora uma Nova Forma de Fazer Telenovela

Autores

  • Patricia Bieging

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69828

Palavras-chave:

Narrativa transmídia, Telenovela, Interação, Imersão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias transmidiáticas utilizadas pelos produtores da telenovela Cheias de Charme, da Rede Globo, para atingir grande sucesso com o grupo musical ficcional As Empreguetes. Alcançando mais de 12 milhões de visualizações, o videoclipe Vida de Empreguete entra para a história da teledramaturgia como o produto que melhor utilizou as narrativas transmidiáticas. Além disso, possibilitando a participação, o compartilhamento dos conteúdos, a interação e a imersão do público durante o desenvolvimento da trama, a telenovela quebrou as barreiras entre o mundo real e ficcional.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Bieging
    Doutoranda em Ciências da Comunicação (ECA-USP), Mestre em Educação, na linha Educação e Comunicação (UFSC), especialista em Propaganda e Marketing e graduada em Comunicação Social, habilitação em Propaganda e Propaganda. É parecerista do Programa FUMDES - Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. É avaliadora Ad Hoc da Revista Intexto da Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Revista Vozes e Diálogo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Faz parte do Comitê Editorial Científico da Editora Pimenta Cultural. É também pesquisadora assistente no Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação e Arte, do CNPq. Leciona em disciplinas de cursos de pós-graduação em Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em telecomunicação, planejamento e marketing corporativo e cultural. Suas publicações abordam temas ligados a: televisão, transmídia, identidade cultural, estereótipo, subjetividade, práticas culturais e de consumo.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Bieging, P. (2013). Transmidiação como Ferramenta Estratégica: Cheias de Charme Explora uma Nova Forma de Fazer Telenovela. Novos Olhares, 2(2), 60-71. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69828