Comunicação e Cidade: entre Meios e Medos

Autores

  • Jesus Martín-Barbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2007.69835

Palavras-chave:

teoria da comunicação, estudos de recepção, estudos culturais

Resumo

Para entender os processos urbanos como processos de comunicação, necessitamos pensar como os meios têm se convertido em parte constitutiva do tecido urbano, mas também pensar como os medos têm sido incorporados ultimamente nos novos processos de comunicação. Coloca-se então a necessidade de enfrentar, logo de início, dois preconceitos igualmente sérios: um que provém do campo dos estudiosos da comunicação e outro que provém dos especialistas em violências e medos.

O presente texto, inicialmente publicado na Colômbia, e depois em outros países, foi reproduzido na edição n. 1, 1998, de Novos Olhares, em português, com autorização do autor, obtida em setembro de 1997. Tradução feita em 1997 pelos então mestrandos da ECA-USP: Lúcio Sérgio de Oliveira Vilar e Manuel Gustavo Gianoli, especialmente para o Grupo de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos da ECA-USP

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jesus Martín-Barbero
    Doutor Honoris Causa da Universidade de Lima, Peru, e reconhecido pesquisador na área de comunicação na America Latina. Doutor em Filosofia pela Universidade de Louvain, Bélgica, e exprofessor e pesquisador junto a Universidade Central de Bogotá, Colômbia, exprofessor da Universidade del Valle, Colômbia, ex-diretor da ALAIC, foi também membro da Comissão de Políticas Culturais da CLACSO. Foi Professor-Visitante da Cátedra da UNESCO de Comunicação em Universidades da Espanha, Porto Rico, Brasil e México.

Downloads

Publicado

2007-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar