No, World-System, Cogito Interruptus

Autores

  • Sebastião Guilherme Albano UFRN

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83581

Palavras-chave:

Cinema mundial, world-system, NO, política, estética.

Resumo

Em face da emergência de um modelo de análise do cinema inspirado na teoria do sistema-mundo de Fernand Braudel e Immanuel Wallerstein, elaboramos uma reflexão acerca do filme NO (Pablo Larraín, 2012), em que vinculamos a circunstância histórica de sua matéria-prima temática, o plebiscito de 1988 no Chile, com a da feitura do filme. Comparamos aspectos relativos à política e à poética a fim de aventar um diagnóstico desse filme como articulação retórica de enunciados sociais que atravessaram os últimos quatro decênios a fomentarem um padrão de interpretação e imaginação de longo alcance temporal e com muita influência na esfera pública que provoca uma espécie de cogito interruptus.

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Biografia do Autor

  • Sebastião Guilherme Albano, UFRN
    Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Mestrado em Estudos da Mídia (PPgEM) da UFRN. Pós-doutor pela Universidad Nacional Autónoma de México e The University of Texas at Austin.

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Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

ARTIGOS

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