Cidadania, comunicaçã o e esfera pública: delineamentos conceituais básicos e indicativos de pesquisa

Autores

  • Luiz Signates Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83582

Palavras-chave:

comunicação e cidadania, mídia e cidadania, esfera pública.

Resumo

Este artigo se propõe a trabalhar a importância e a contribuição do conceito de esfera pública, tal como proposto por Habermas e aperfeiçoado por autores contemporâneos, para a compreensão e o aprofundamento dos estudos de cidadania e comunicação. Para isso, busca efetuar uma rápida genealogia do conceito de esfera pública, bem como a sua apropriação ao debate sobre a consolidação da democracia brasileira, para, então, especificar o espaço das liberdades e da emancipação para além das institucionalidades de regulação na sociedade contemporânea – o Estado, a economia e a comunidade. Em seguida, introduz-se o amplo debate das questões da comunicação, relacionando-as às noções de democracia e cidadania, e posicionando o conceito de esfera pública em sua centralidade para o pensamento teórico e epistemológico de comunicação e cidadania hoje.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Signates, Universidade Federal de Goiás
    Jornalista e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Pós-Doutor em Epistemologia da Comunicação pela Unisinos, Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Mestre em Comunicações pela UnB.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Cidadania, comunicaçã o e esfera pública: delineamentos conceituais básicos e indicativos de pesquisa. (2014). Novos Olhares, 3(1), 30-41. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83582