Rádio social: novos intermediários da indústria da música
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.86410Palavras-chave:
Comunicação, Rádio, Indústria Fonográfica, Mídias Sociais, Interações, Rádio SocialResumo
O presente artigo sistematiza reflexões decorrentes de pesquisa exploratória sobre a reconfiguração das indústrias da radiodifusão sonora e fonográfica num cenário de convergência midiática e de expansão de grandes plataformas digitais de produção, distribuição e circulação de áudio. O foco recai sobre os seis principais serviços internacionais de rádio social com presença no Brasil – Deezer, Grooveshark, Last.fm, Rdio, SoundCloud e Spotify –, que se apresentam como novos intermediários dos negócios da música, articulando web rádios, podcasts e sofisticados sistemas de streaming. Interessa-nos particularmente a arquitetura de interação destes portais, entendidos como atores centrais de um rádio expandido, meio híbrido que, progressivamente, vem se amalgamando a outros segmentos das indústrias culturais, como as mídias sociais.Downloads
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