Jogos de amor e de espectador
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.99207Palavras-chave:
Amor, Jogo, Espectador, Narrativa, Comédia romântica.Resumo
A aproximação da ideia de narrativa e jogo proposta por Iser é referenciada
pelo texto que tensiona outra relação já antiga: a de amor e jogo. O objetivo é a
análise de comédias românticas contemporâneas, um gênero popular que com
frequência se utiliza de triângulos amorosos como trama. Tendo a triangulação
autor-texto-leitor interconectada num jogo, é trazida a triangulação de narrativas
românticas que se coloca também em jogo com o leitor. Por fim, analisa-se o filme
Casa comigo (Leap Year, 2010) para entrelaçar as questões levantadas.
Downloads
Referências
ALTMAN, R. Film/Genre. Londres: BFI, 1999.
BLOCH, R. H. Misoginia medieval e a invenção do amor romântico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
CASA comigo? Direção: Anand Tucker. Estados Unidos: Universal Pictures, 2010. (100 min.). son., color.
COMO arrasar um coração. Direção: Pascal Chaumeil. França: Quad Productions, 2011. (105 min.). son., color.
DUBY, G. As damas do século XII. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
ISER, W. O Jogo do texto. In: LIMA, L. C. (Org.). A literatura e o leitor: textos da teoria da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GOMES, W. Estratégias de produção de encanto – o alcance contemporâneo da poética de Aristóteles. Textos de cultura e comunicação, n. 35 1996.
MCKEE, R. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte & Letra, 2006.
KRUTNIK, F. Conforming passions: Contemporary Romantic Comedy. In: NEALE, Steve. (Ed.). Genre and contemporary hollywood. Londres: BFI, 2002.
QUALQUER gato vira-lata. Direção: Tomas Portella; Daniela De Carlo. Rio de Janeiro: Buena Vista International, 2011.
SHUMWAY, D. R. Screwball comedies: constructing romance, mystifying marriage. In: GRANT, B. K. (Org.). Film genre reader III. Austin: University of Texas Press, 2003.
SMITH, M. Espectatorialidade cinematográfica e o estatuto da ficção. In: RAMOS, F. (Org.). Teoria contemporânea do cinema volume I. São Paulo: SENAC, 2005.
SUTTON, P. Après le coup de foudre: narrative, love and spectatorship in groundhog day. In: ABBOTT, S.; JERMYN, D. (Eds.). Falling in love again: romantic comedy in contemporary cinema. Londres e Nova Iorque: I.B. Tauris, 2009.
YALOM, M. Como os franceses inventaram o amor: nove séculos de romance e paixão. São Paulo: Prumo, 2013.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.