Valores-notícia e futebol
um estudo da cobertura do The New York Times nas Copas do Mundo de 2014 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.166112Palabras clave:
Valores-notícia, Seleção brasileira, The New York Times, Futebol, Copa do MundoResumen
A proposta do artigo é identificar os valores-notícia presentes na cobertura do jornal The New York Times a respeito do futebol brasileiro quando a seleção brasileira é derrotada e assim discutir a importância dada por um jornal internacional à modalidade esportiva mais difundida no Brasil. Para tanto, selecionamos as notícias dos jogos da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 2014 no Brasil e 2018 na Rússia, especificamente referentes aos momentos de eliminação do campeonato. No trajeto metodológico, utilizamos a proposta de Silva (2014) para classificar os valores-notícia. Encontramos nove notícias com foco na seleção brasileira, sendo oito referentes ao ano de 2014 e uma em 2018; entre elas registramos os valores-notícias como surpresa, tragédia/drama, entretenimento/curiosidade, impacto e justiça.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.