Podcast e radiojornalismo
uma aproximação entre a mídia formal e as novas experiências de produção e escuta
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.166393Palavras-chave:
podcast, rádio, jornalismo, radiojornalismo, escutaResumo
O artigo relaciona a formação histórica do radiojornalismo com o podcast, apontando que características institucionalizadas se prolongam em novas práticas, e quais devem ser repensadas. O rádio brasileiro valoriza o modelo “hard news”, com cobertura ao vivo, vozes de especialistas e entrevistas apoiadas por pautas apressadas, causa e consequência da insignificante presença de modos mais elaborados de produção. Já plataformas assíncronas como o podcast caracterizam nova Experiência Midiatizada de Escuta, decorrência das “estruturas de sentimento” contemporâneas, determinadas pela mediação tecnológica de práticas cotidianas e por relações emergentes de representatividade, impondo uma nova lógica de consumo de notícia. Escolhemos o podcast Vozes: histórias e reflexões, da CBN, como exemplo para um modelo que mantém a tradição jornalístico-radiofônica de reportagens especiais, enquanto quebra o paradigma estabelecido e propõe uma nova ordem de produção e provocação de consumo.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.