Shifting surface

satellite imagery of the Arctic Sea ice and climate change discourse

Autores

  • Ansgar Fellendorf University of Life Sciences Vienna

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.171993

Palavras-chave:

Mudança climática, Comunicação, Visualidade ambiental, Gelo marinho do Ártico, Análise do discurso visual

Resumo

Esta pesquisa explora como as imagens de satélite do gelo do Ártico contribuem para o discurso das mudanças climáticas. Discursos diferentes requerem respostas distintas. As medidas políticas dependem da representação, seja uma ameaça ou oportunidade. As representações discutidas são do NSIDC e da NASA, que mantêm uma hegemonia visual. Primeiro, a introdução discute estudos visuais na pesquisa de políticas e identifica uma dicotomia simplificada de um discurso de ameaça e cidadania ambiental. Além disso, é descrita a metodologia de análise do discurso visual baseada no pós-estruturalismo. As imagens delineadas retratam uma vista vertical e plana, permitindo referência espacial. O gelo do mar do Ártico é um efeito visível da mudança climática e a ausência de fronteiras, a intervisualidade com o ícone Earthrise e o foco nos efeitos ambientais apoiam um discurso de cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ansgar Fellendorf, University of Life Sciences Vienna

    Doutorando na Universidade de Ciências da Vida em Viena, possui Mestrado em Tecnologia Ambiental e Assuntos Internacionais pela Escola de Estudos Internacionais de Viena e pela Universidade de Tecnologia de Viena. Sua pesquisa se concentra em políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e ética ambiental.

Referências

Downloads

Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Fellendorf, A. (2020). Shifting surface: satellite imagery of the Arctic Sea ice and climate change discourse. Novos Olhares, 9(1), 98-113. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.171993