Shifting surface
satellite imagery of the Arctic Sea ice and climate change discourse
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.171993Palavras-chave:
Mudança climática, Comunicação, Visualidade ambiental, Gelo marinho do Ártico, Análise do discurso visualResumo
Esta pesquisa explora como as imagens de satélite do gelo do Ártico contribuem para o discurso das mudanças climáticas. Discursos diferentes requerem respostas distintas. As medidas políticas dependem da representação, seja uma ameaça ou oportunidade. As representações discutidas são do NSIDC e da NASA, que mantêm uma hegemonia visual. Primeiro, a introdução discute estudos visuais na pesquisa de políticas e identifica uma dicotomia simplificada de um discurso de ameaça e cidadania ambiental. Além disso, é descrita a metodologia de análise do discurso visual baseada no pós-estruturalismo. As imagens delineadas retratam uma vista vertical e plana, permitindo referência espacial. O gelo do mar do Ártico é um efeito visível da mudança climática e a ausência de fronteiras, a intervisualidade com o ícone Earthrise e o foco nos efeitos ambientais apoiam um discurso de cidadania.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.