Unveiling unseen climate practices on Instagram
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.171996Palavras-chave:
Práticas climáticas, Conexão humana, Instagram, Estudos visuais, FotografiaResumo
As mudanças climáticas geralmente são retratadas por meio de mensagens estereotipadas, extremas ou controversas, com o papel de agência humana ligado ao consumo e às demonstrações. Tais representações podem ser desmotivadoras e causar fadiga. É necessário ampliar e elaborar nossa compreensão das conexões humanas com as mudanças climáticas. O objetivo deste artigo é identificar uma ampla variedade de práticas climáticas expressas por usuários de mídia social. Foi realizado um estudo empírico de 42 contas ecológicas finlandesas do Instagram. O conteúdo textual e visual dos posts relacionados ao clima foi analisado qualitativamente para identificar práticas climáticas e o papel que as imagens visuais desempenham nessas representações. Seis tipos de práticas climáticas foram identificados nos dados: destacando, reformando, transiluminando, perseverando, cuidando e consolidando. A visualização das práticas climáticas deve ser ampliada na mídia para ampliar o entendimento da potencial agência humana na crise climática.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.