A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139291Palavras-chave:
Gestão da comunicação. Racionalização do trabalho. Prescrições de relações públicas. Brasil. França.Resumo
Este artigo apresenta uma breve exposição da pesquisa de doutorado da autora, constituída por uma ampla investigaçãoem arquivos brasileiros e franceses e realizada com o principal propósito de identificar e analisar as prescrições de relaçõespúblicas em diálogo com o discurso da racionalização do trabalho, difundido entre os anos 1930-1960. Sobretudo, a pesquisatrata dos ditames que nortearam a gestão da comunicação nas relações de trabalho em organizações na primeira metadedo século XX. Naquele período, as formas de gerir o trabalho nas sociedades capitalistas foram orientadas pelos princípiosdo ideário taylorista/fordista e da Escola das Relações Humanas. Neste contexto de racionalização do trabalho, os ditamesde gestão da comunicação em organizações foram influenciados por esses mesmos princípios, produzindo prescrições queprocuravam mediar as relações de trabalho.
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