NOVA DATA LIMITE - Call for Papers Dossiê 50 | Risco e Crise: reflexões sobre a gestão da comunicação organizacional na sociedade de riscos
Call for papers - Dossiê temático
Risco e Crise: reflexões sobre a gestão da comunicação organizacional na sociedade de riscos
Número 50 (janeiro a abril de 2026)
Prezados(as),
Em função do período de atualização do sistema de gerenciamento da revista, informamos que o prazo para a submissão de artigos para o Dossiê 50 “Risco e Crise: reflexões sobre a gestão da comunicação organizacional na sociedade de riscos” foi prorrogado. As contribuições poderão ser enviadas até o dia 16 de fevereiro.
NOVA DATA LIMITE para envio de artigos: 16.02.2026
Os textos devem seguir as normas da revista, que estão disponíveis em: https://www.revistas.usp.br/organicom/about/submissions
COORDENADORES DO DOSSIÊ
Sergio Andreucci - Universidade de São Paulo - ECA - USP – e-mail: s.andreucci@usp.br
Jones Machado - Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – e-mail: jones.machado@ufsm.br
Atenciosamente,
Equipe Editorial Organicom
APRESENTAÇÃO
A atual sociedade de riscos exige reflexão profunda, mudança de paradigmas e respostas rápidas e eficazes por parte dos governos e organizações. Isso envolve a adoção de estratégias públicas e privadas que visam mitigar situações de vulnerabilidade decorrentes de diversos contextos.
Desastres ambientais, mudanças climáticas, guerras que refletem disputas de poder, fome, pobreza, epidemias, incertezas e temores relacionados aos avanços da inteligência artificial, além de ideologias extremistas, contribuem para um estado de risco permanente na sociedade. Esses riscos são complexos e multifacetados, afetando não apenas a esfera ambiental, mas também as dimensões econômicas, sociais, políticas e tecnológicas.
A instabilidade promovida pela incerteza dos riscos compromete diretamente o equilíbrio e o bem-estar do mercado, organizações e da sociedade global, exigindo respostas coordenadas e eficazes para mitigá-los. Nesse contexto, o papel da comunicação, tanto pública quanto organizacional, é fundamental para informar e mediar estratégias integradas, visando encontrar soluções mais seguras e sustentáveis para os desafios enfrentados.
Este dossiê temático da revista Organicom convida pesquisadoras e pesquisadores a refletirem sobre o papel da comunicação organizacional e das relações públicas na gestão de riscos e crises. Buscamos artigos que explorem, de forma crítica e propositiva, como as organizações podem utilizar estratégias comunicacionais para enfrentar crises e mitigar riscos.
TEMAS DE INTERESSE
Convidamos a submissão de artigos que abordem, mas não se limitem, aos seguintes temas:
- A interdisciplinaridade para a gestão de riscos e crises em comunicação.
A busca por abordagens integradas que combinam conhecimentos e práticas de diversas áreas do saber para mitigar riscos, evitar crises, diminuir impactos e promover a comunicação mediadora e para o cuidado.
- A complexidade da IA – Inteligência Artificial na gestão de crises.
Reflexões sobre o uso dessas tecnologias na gestão de crises organizacionais e na comunicação, com foco em reputação, fluxos comunicativos e decisões estratégicas.
- Estudos epistemológicos sobre a comunicação organizacional na sociedade de risco.
Análise das implicações epistemológicas da comunicação organizacional em contextos de incerteza e risco.
- Ética, comunicação e riscos nas relações organizacionais.
Estudos sobre ética na comunicação e nas relações organizacionais que possam impactar direitos fundamentais. Responsabilidades das organizações, governança corporativa e as políticas de compliance.
- Comunicação intercultural na gestão de riscos e crises.
Análise sobre a comunicação intercultural e suas implicações em contextos de risco e crise, considerando as vulnerabilidades e necessidades específicas de grupos diversos.
- Comunicação pública e comunicação de risco.
Políticas e estratégias que exploram as diferentes formas de comunicação pública e de risco, temas de interesse público que afetam a vida coletiva abrangendo a comunicação produzida pelo Estado, sociedade, mídia e organizações.
- Identidades, narrativas e relações de poder.
Estudos que analisam os discursos organizacionais e suas implicações nas relações de poder, identidade, imagem e reputação. Linguagens e estratégias para consolidação de identidade e imagem organizacional, os resultados reputacionais na relação entre discurso organizacional e sociedade.
- Comunicação de risco na sociedade de consumo.
Análise de estratégias de comunicação de risco e de gestão de crises no ambiente mercadológico. Consumo, reputação e branding, as interações funcionais entre comunicação institucional e marketing.
- O fenômeno da desinformação e suas implicações para as organizações.
Criação e disseminação de informações falsas com vistas à geração de riscos, instabilidades e crises para as organizações. Enfrentamento aos fenômenos das fake news, deepfakes e pós-verdade a partir do acionamento de estratégias de comunicação.
REFERÊNCIAS
ALVES, J. E. P. Comunicação de risco, elemento-chave na gestão de crises corporativas e um desafio para o século XXI: a teoria na prática, situação atual e tendências. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 6, p. 86–99, 2007.
ANDREUCCI, S. Riscos de comunicação: a Relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas. São Paulo: Aberje, 2023.
ANTHONISSEN, P. F. Crisis Communication. Pratical PR strategies for reputation management and company survival. London and Philadelphia, Kogan Page, 2008.
BARBEIRO, H. Mídia Training: como usar a mídia a seu favor. 4ª ed. São Paulo- Actual, 2020.
BECK, U. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
BERNSTEIN, J. Manager's Guide to Crisis Managment. New York: MacGraw-Hill, 2011.
COOMBS, W. T.; HOLLADAY, S. J. The Handbook of Crisis Communication. 2 ED. Nova Jersey: Wiley-Blackwell, 2022.
COOMBS, W. T. Reflections on a meta-analysis: Crystallizing thinking about SCCT. Journal of Public Relations Research, 28(2), 120-122. 2016
FARIAS, L. A. Opiniões Voláteis: Opinião pública e construção do sentido. São Bernardo do Campo: Ed. Metodista, 2019.
FORNI, J. J. Gestão de Crises e Comunicação: O que gestores e profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. 3a edição. São Paulo: Atlas, 2019.
KUNSCH, M. M. K. Gestão estratégica de comunicação organizacional e relações públicas. Santa Cruz do Sul: Difusão, 2008.
MACHADO, J. Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: artigos e entrevistas de especialistas. Santa Maria: FACOS – UFSM, 2024.
OLIVA, F. L. A Maturity Model for Enterprise Risk Management: A Research Brazilian Companies. International Journal of Production Economics, 2015.
RIES, Al & RIES, L. The fall of advertising & the rise of PR. New York: Harper Business, 2002.
ROSA, M. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração, 2006.
VAN RIEL, C. B. M. Reputação: o valor estratégico do engajamento de stakeholders. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.