O XV ENEPEA

UM RELATO SOBRE RUPTURAS E CONTINUIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2024.190321

Palavras-chave:

Arquitetura da paisagem, Ensino, Atividades remotas, Evento científico

Resumo

O Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (Enepea) figura como uma ferramenta de fortalecimento da rede de acadêmicos e profissionais da arquitetura da paisagem brasileira. Contribui significativamente nas reflexões e no pensar da área em suas diversas dimensões, seja no ensino, pesquisa, extensão e na prática profissional. Os trabalhos apresentados contemplam as diversas escalas da paisagem, estruturação da legislação urbana e ambiental e diretrizes curriculares, aprimorando a formação na área do paisagismo. Este artigo objetiva explicitar um relato da experiência de realização do XV Enepea: Rupturas ou Continuidades? – Campos dos Goytacazes/RJ, considerando a especificidade do ano de 2020 com a pandemia da covid-19 e os desdobramentos da emergência sanitária sobre a realização do evento. A ruptura produzida pelo adiamento e posterior reconfiguração do evento e a continuidade, em um novo formato, reforçou o debate e a rede. Com o envolvimento de mais atores no processo de construção do evento e a realidade dos debates e reflexões, a perspectiva é que o relato deste aprendizado possa agregar positivamente à continuidade dos incontáveis futuros encontros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

YOUTUBE. ARQiFF Tube, [S.l.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/c/ARQiFFtube. Acesso em: 1 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus . [S.l.], 2021. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 11 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro e-MEC. [S.l.], 2017. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 01 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.770/1994 - Diretrizes Curriculares Gerais: Conteúdos Mínimos. 1994.

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE PAISAGISMO EM ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL  ENEPEA. XV ENEPEA. Campos dos Goytacazes, 2021. Disponível em: https://enepea2020.wixsite.com/emcasa. Acesso em: 1 set. 2021.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009..

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE PAISAGISMO EM ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL  ENEPEA, 15., 2020. Anais[...].Rio de Janeiro: Instituto Federal Fluminense, 2020. Disponível em: https://ec88cabf-bda0-4766-bae0-ee60557a7202.filesusr.com/ugd/2636c6_6fad843074ad49c3bb91e1e1b8271ecd.pdf. Acesso em:1 set. 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa

Como Citar

Aliprandi, D. C., Godoy, A. L. C. de ., Oliveira, F. das N. de, Oliveira, D. B. B. de, & Lettieri, A. P. P. de C. (2024). O XV ENEPEA: UM RELATO SOBRE RUPTURAS E CONTINUIDADES. Paisagem E Ambiente, 35(53), e190321. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2024.190321