O XV ENEPEA
UM RELATO SOBRE RUPTURAS E CONTINUIDADES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2024.190321Palavras-chave:
Arquitetura da paisagem, Ensino, Atividades remotas, Evento científicoResumo
O Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (Enepea) figura como uma ferramenta de fortalecimento da rede de acadêmicos e profissionais da arquitetura da paisagem brasileira. Contribui significativamente nas reflexões e no pensar da área em suas diversas dimensões, seja no ensino, pesquisa, extensão e na prática profissional. Os trabalhos apresentados contemplam as diversas escalas da paisagem, estruturação da legislação urbana e ambiental e diretrizes curriculares, aprimorando a formação na área do paisagismo. Este artigo objetiva explicitar um relato da experiência de realização do XV Enepea: Rupturas ou Continuidades? – Campos dos Goytacazes/RJ, considerando a especificidade do ano de 2020 com a pandemia da covid-19 e os desdobramentos da emergência sanitária sobre a realização do evento. A ruptura produzida pelo adiamento e posterior reconfiguração do evento e a continuidade, em um novo formato, reforçou o debate e a rede. Com o envolvimento de mais atores no processo de construção do evento e a realidade dos debates e reflexões, a perspectiva é que o relato deste aprendizado possa agregar positivamente à continuidade dos incontáveis futuros encontros.
Downloads
Referências
YOUTUBE. ARQiFF Tube, [S.l.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/c/ARQiFFtube. Acesso em: 1 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus . [S.l.], 2021. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 11 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro e-MEC. [S.l.], 2017. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 01 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.770/1994 - Diretrizes Curriculares Gerais: Conteúdos Mínimos. 1994.
ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE PAISAGISMO EM ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL ENEPEA. XV ENEPEA. Campos dos Goytacazes, 2021. Disponível em: https://enepea2020.wixsite.com/emcasa. Acesso em: 1 set. 2021.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009..
ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE PAISAGISMO EM ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL ENEPEA, 15., 2020. Anais[...].Rio de Janeiro: Instituto Federal Fluminense, 2020. Disponível em: https://ec88cabf-bda0-4766-bae0-ee60557a7202.filesusr.com/ugd/2636c6_6fad843074ad49c3bb91e1e1b8271ecd.pdf. Acesso em:1 set. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danielly Cozer Aliprandi, Antonio Leandro Crespo de Godoy, Fagner das Neves de Oliveira, Daniela Bogado Bastos de Oliveira, Ana Paula Pereira de Campos Lettieri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Paisagem e Ambiente: ensaios tem licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência.