A leitura da paisagem em cidades médias brasileiras: configuração e conformação dos espaços livres na forma urbana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2022.195544Palavras-chave:
Espaços livres, Forma urbana, Unidades de paisagem, Cidades médiasResumo
Este trabalho apresenta os resultados da análise dos espaços livres através do processo de leitura, intepretação e caracterização da sua paisagem urbana. O principal objetivo do artigo é apresentar como se configuram e se caracterizam os espaços livres em cidades médias brasileiras: Uberlândia, Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Araxá e Patos de Minas (MG), e como esses conformam suas distintas paisagens urbanas. Foi utilizado, como procedimento metodológico, a identificação das unidades de paisagem, através da caracterização dos elementos morfológicos que compõe os espaços intraurbanos, elencadas por um conjunto de categorias de acordo com sua predominância espacial. Como resultado, percebeu-se as similaridades e as diferenças na estruturação dos espaços livres urbanos, assim como a gênese de configuração das distintas unidades de paisagens.
Downloads
Referências
AMORIM, Nayara Cristina Rosa. O Sistema de espaços livres na forma urbana de Patos de Minas. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) PPGAU-UFU, Uberlândia, 2015
BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Perspectiva, 2019
CAPEL, Horacio. La morfologia de las ciudades. Madrid, ediciones del serbal, 2002
COCOZZA, Glauco de Paula. A unidade de paisagem como ferramenta de análise da forma urbana: uma experiência metodológica para identificação do sistema de espaços livres urbanos. In: Anais 2° Colóquio de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo e Design Brasil-Portugal: UFU e UL, 2014
COCOZZA, Glauco de Paula. et al. Forma Urbana e Espaços Livres nas cidades médias do Triângulo Mineiro E Alto Paranaíba. Anais do VIII Colóquio Quapá-SEL, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2013
DEMATTEIS, Giuseppe. Suburbanización y periurbanización. Ciudades anglosajonas y ciudades latinas. In: La ciudad dispersa: suburbanización y nuevas periferias. Barcelona: CCBB, 1998.
GODOY. Larissa Riza Carvalho. Análise da qualidade do projeto e a percepção dos usuários do Parque Linear do Córrego do Óleo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) PPGAU-UFU, 2020.
GUERRA, Maria Eliza Alves. As Praças Modernas de João Jorge
Coury no Triângulo Mineiro. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos,1998, 220 f.
IBGE. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: http://www.ibge.com.br/, acessado em 04/06/2020
KROPF, Karl. Aspects of urban form. Urban Morphology 13, 105-20, 2009
LEITE, Maria Ângela Faggin Pereira. Mas, se o lugar nos engana, é por conta do mundo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004
LEITE, Maria Ângela Faggin Pereira. Novos valores: destruição ou desconstrução? questões da paisagem e tendências de regionalização. Tese Doutorado. São Paulo, 1992
MACEDO, Sílvio Soares. Espaços Livres. Paisagem e Ambiente, [S. l.], n. 7, p. 15-56, 1995
MAGNOLI, Miranda Martineli. Espaço livre: objeto de trabalho, Paisagem e Ambiente: ensaios n° 21. São Paulo, 2006. p.175-197.
OLIVERA, Vitor. Urban morphology: an introduction to the study of the physical form of cities. Springer, 2016
PRADO, Patricia Jeorgina M.F. Bairro Roosevelt / Uberlândia - entre suas curvas e retas, o Ideário Moderno de J.J. Coury e as transformações ao longo do tempo. 2021. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). PPGAU-UFU, Uberlândia, 2021.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo, Hucitec, 1988
SILVA, Jonathas Magalhães. Unidades de Paisagem e o estudo da forma urbana: reflexões sobre suas contribuições para o campo disciplinar da arquitetura e urbanismo. Anais do VII COLÓQUIO QUAPÁ-SEL, 2012, Campo Grande (MS), Brasil, 2012
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Para pensar as pequenas e as médias cidades brasileiras. 1. ed. Belém: FASE e UFPA, 2009. v. 1. 57p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Glauco Cocozza, Maria Eliza Alves Guerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Paisagem e Ambiente: ensaios tem licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência.