Interfaces do Método de Leitura da Paisagem e Sistemas de Informações Geográficas (SIG): contribuições do estudo das Unidades de Paisagem para o ensino-aprendizagem no Ateliê de Projeto Urbano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2024.202946Palavras-chave:
Unidade de paisagem, QGis, Planejamento Territorial Urbano, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, InterdisciplinaridadeResumo
A abordagem metodológica interdisciplinar e multiescalar apresentada neste artigo busca compreender as dinâmicas ambientais em reiteradas interações com sociedade, evidenciando o processo de produção socioespacial. Objetiva-se apresentar a estruturação e adaptação do método de Leitura da Paisagem para oficinas didáticas em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), como resultado do projeto de pesquisa SIG aplicado ao Planejamento da paisagem e desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim-RS. A estruturação do método adaptado às ferramentas de geotecnologias e modelagem ambiental em ambiente SIG se mostrou de grande valor para aplicação em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, que passam por um importante processo de adaptações metodológicas no ensino-aprendizagem do projeto, sobretudo nas áreas da paisagem, urbanismo e planejamento urbano e regional.
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