Interfaces do Método de Leitura da Paisagem e Sistemas de Informações Geográficas (SIG): contribuições do estudo das Unidades de Paisagem para o ensino-aprendizagem no Ateliê de Projeto Urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2024.202946

Palavras-chave:

Unidade de paisagem, QGis, Planejamento Territorial Urbano, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Interdisciplinaridade

Resumo

A abordagem metodológica interdisciplinar e multiescalar apresentada neste artigo busca compreender as dinâmicas ambientais em reiteradas interações com sociedade, evidenciando o processo de produção socioespacial. Objetiva-se apresentar a estruturação e adaptação do método de Leitura da Paisagem para oficinas didáticas em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), como resultado do projeto de pesquisa SIG aplicado ao Planejamento da paisagem e desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim-RS. A estruturação do método adaptado às ferramentas de geotecnologias e modelagem ambiental em ambiente SIG se mostrou de grande valor para aplicação em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, que passam por um importante processo de adaptações metodológicas no ensino-aprendizagem do projeto, sobretudo nas áreas da paisagem, urbanismo e planejamento urbano e regional.

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Biografia do Autor

  • Andreia Saúgo, Universidade Federal da Fronteira SUl

    Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/UFRJ (2020), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2005). Desde 2012 é professora adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Erechim/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Projeto e Representação do Ambiente (PROAMB) ligado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ-UFRJ). Atua em disciplinas, projetos de pesquisa e extensão ligados aos seguintes temas: expressão gráfica, projeto arquitetônico, habitação social e paisagem.

  • Angela Favaretto, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo (2017) pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Regional de Blumenau, FURB (2010) e mestra (2012) pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina Catarina. Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim - RS, no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Integra o Grupo de Pesquisa em Arquitetura, Paisagem e Espaços Urbanos. CNPq (PosARQ/UFSC) e Grupo de Pesquisa Projeto e Tecnologia da Arquitetura (UFFS/Erechim). É pesquisadora da área do planejamento e projeto da paisagem, com ênfase na inserção urbana, na relação da estrada e a paisagem, espaços livres e sistemas de espaços livres urbanos.

  • Renata Franceschet Goettems, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) na área de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim no curso de arquitetura e urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, criatividade, relação ambiente x pessoa, planejamento e pedestres. É integrante do grupo de pesquisa Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais.

  • Bruna Luiza Kronbauer Reis , Universidade Federal da Fronteira Sul

    Arquiteta e Urbanista pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim (RS). Atuou como Bolsista de projetos de pesquisa e voluntária em projetos de extensão e cultura na área de Arquitetura e Urbanismo. 

  • Alice de Souza Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Arquiteta e Urbanista pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Foi bolsista em projeto de pesquisa. Possui formação técnica em eletrônica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Restinga (2015).

  • Stefania Hoff Ambos, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Bacharel em Gestão Ambiental, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista em Produtos e processos criativos e suas interfaces pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Fronteira Sul.  Trabalhou como servidora pública no município de Tapes/RS atuando junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Assistência Social.

  • Luiza Dall'Bosco Tonial, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Atua como bolsista no Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional (PRACTICE) e como voluntária em Projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, em atividades diversas. Atuou também como bolsista de iniciação científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Técnica em Agrimensura formada pelo Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco. Tem experiência no campo de Agrimensura, com ênfase em cartografia digital, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Estágio realizado nas áreas de levantamento topográfico e modelagem tridimensional via SketchUp, e Trabalho de Conclusão de Curso na área de mapeamento de uso e ocupação do solo, com análise temporal e de conflitos nas Áreas de Preservação Permanente de uma bacia hidrográfica, via QGIS.

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Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Planejamento da Paisagem

Como Citar

Valentini, D. R., Saúgo, A. ., Favaretto, A., Goettems, R. F. ., Reis , B. L. K. ., Santos, A. de S. ., Ambos, S. H. ., & Tonial, L. D. . (2024). Interfaces do Método de Leitura da Paisagem e Sistemas de Informações Geográficas (SIG): contribuições do estudo das Unidades de Paisagem para o ensino-aprendizagem no Ateliê de Projeto Urbano. Paisagem E Ambiente, 35(53), e202946. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2024.202946