Um augúrio da continuidade - limites como intermédio entre arquitetura, paisagem e arqueologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2023.223277Palavras-chave:
Limites, Continuidade, Paisagem Urbana Histórica, Arqueologia, RomaResumo
A relação entre as diferentes temporalidades espaciais da cidade contemporânea é expressa por fronteiras claramente definidas. A questão dos limites é identificada em variadas escalas e contextos, quer entre zonas arqueológicas e o tecido urbano, quer entre monumentos e o seu espaço imediato. Não importa o objeto, os limites existem e representam traços de conflitos que não podem ser ignorados. No entanto, admitir a presença de limites não representa simplesmente a aceitação de um conflito, mas o reconhecimento do espaço como uma continuidade ambivalente. A compreensão de sua importância e significado elimina a ideia de que a dissolução das fronteiras é condição sine qua non para integração do espaço. As metodologias de projeto utilizadas para valorizar o patrimônio não devem aspirar à abolição dos limites, mas a enfatizá-los para redefinir as relações ocorrentes na cidade contemporânea. Este artigo disserta sobre a inevitável presença dos limites na produção espacial, seu entendimento como elemento essencial da arquitetura, e apresenta um estudo de caso na cidade de Roma como ilustração do tema sob uma perspectiva que reimagina as relações entre as temporalidades da cidade contemporânea, seus objetos e eventos.
Downloads
Referências
ANGHINONI, Lucas Gustavo. Leaping on the boundaries of space and time: New public possibilities for the central archaeological area of Rome. 2023. Dissertação (Mestrado em Architecture, Landscape, Archaeology) – Sapienza Università di Roma, Roma, 2023.
ANGHINONI, Lucas Gustavo et al. The GRAB Tour: an essay about limits. 2021. Architecture, Landscape, Archaeology master workshop – Sapienza Università di Roma, Roma, 2021.
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
COULANGES, Numa Denis Fustel de. A Cidade Antiga – Estudos sobre o Culto, o Direito e as instituições da Grécia e de Roma. Tradução Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2009.
JONES, Melvyn; ROTHERHAM, Ian (eds.). Landscapes: perception, recognition and management. Reconciling the impossible?. Wildtrack Publishing: Sheffield, 1998.
LIVY. History of Rome, Volume I: Livros 1-2. Tradução B. O. Foster. Cambridge: Harvard University Press, 1919.
NESBITT, Kate (ed.). Uma nova agenda para a arquitetura: Antologia teórica 1965-1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
RYKWERT, Joseph. A ideia de cidade: A antropologia da forma urbana em Roma, Itália e no mundo antigo. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Gustavo Anghinoni, Miguel Angel P. Carrasco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

A revista Paisagem e Ambiente: ensaios tem licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência.