(Trans)ver paisagens no percurso entre a casa e a escola: descobrindo patrimônios cotidianos através do olhar de crianças e jovens nas periferias da “cidade maravilhosa”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2023.223633

Palavras-chave:

patrimônio cotidiano, mapeamento afetivo, periferia, educação patrimonial

Resumo

Este trabalho investiga patrimônios cotidianos e apropriações espaciais afetivas em periferias do Rio de Janeiro a partir de análises dos desenhos de crianças e jovens, estudantes da rede pública municipal de ensino, que relatam suas percepções e seus desejos no trajeto diário entre a casa e a escola. Resultado de parcerias interinstitucionais entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o estudo se pauta na importância das visões das crianças sobre seus próprios cotidianos para o planejamento da cidade. Os primeiros resultados evidenciam espaços livres para brincar como patrimônios afetivos que se configuram em diversos formatos: terrenos baldios, campos de futebol, praças comunitárias, rios, canais urbanos, entre outros. Nesse mapeamento afetivo e aflitivo, paisagens e patrimônios são descortinados a partir de olhares frequentemente invisibilizados, estimulando o pensar em estratégias inclusivas de educação patrimonial e acesso à cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUIAR, Luiz Antônio. Almanaque Machado de Assis: vida, obra, curiosidades e bruxarias literárias. Rio de Janeiro: Record, 2008.

AZEVEDO, Giselle; TÂNGARI, Vera (coord.). Mapeamento afetivo dos territórios educativos: crianças e jovens pensando no futuro da cidade da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Proarq/UFRJ: PCRJ, 2020. Relatório Técnico.

BERQUE, Augustin. Paisagem-Marca, Paisagem-Matriz: elementos para uma geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto; ROSENDAHL, Zeni (org.). Geografia cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998. p. 239-243. v. 1.

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ICOMOS – INTERNATIONAL COUNCIL ON MONUMENTS AND SITES. Declaração de Québec sobre a preservação do “Spiritu loci”. Quebec: Icomos, 2008.

IPHAN – INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Dossiê Patrimônio Mundial: paisagens cariocas entre a montanha e o mar. Rio de Janeiro: Iphan, 2011.

LAMOUNIER, Alex (coord.). Educação patrimonial: mapeando patrimônios cotidianos com estudantes da rede pública de educação no Rio de Janeiro. Niterói: EAU/UFF, 2021. Projeto de Extensão TUR-EAU/UFF.

LAMOUNIER, Alex. Atmosferas de preferência e a ‘cidade maravilhosa’. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

LAMOUNIER, Alex; TÂNGARI, Vera. Atmosferas de preferência em regiões periféricas de conflitos e vulnerabilidade socioambiental: o sistema de espaços livres na ‘faixa de gaza carioca’ – Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ. In: COLÓQUIO QUAPÁ-SEL – SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES: BASES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS, 14., 2020, São Paulo. Anais […]. São Paulo: [s. n.], 2020. p. 233-252.

LIMA BARRETO, Afonso Henriques. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Ática, 1983.

MAGALHÃES, Fernando. Igreja de Niemeyer no Rio é “renegada” em livro que reúne obras do arquiteto. Folha de S.Paulo, São Paulo, 23 ago. 2011. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2308201123.htm. Acesso em: 1 jan. 2020.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

MEINIG, Donald (org.). The interpretation of ordinary landscapes – geographical essays. Oxford: Oxford University Press, 1979.

O’DONNELL, Patricia. Perspectives on values & diversities in relationship to cultural and natural heritage. In: Aula 2 - Unesco Em Foco: Conceitos, Critérios, Valores Integridade e Autenticidade. Brazil Master Course on Heritage Webinar. 16/04/2021. Our World Heritage. PPGAU-FAU/USP; MPPP-FAU/UFRJ; PPGG-IGEO/UFRJ. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_Rsn6SrZLG8. Acesso em: 1 ago. 2021.

TÂNGARI, Vera (org.). Rio de Janeiro: espaços livres e forma urbana. Rio de Janeiro: Proarq/UFRJ, 2019. No prelo.

Downloads

Publicado

2023-12-09

Como Citar

Lamounier, A. A., Cardoso, F. O. de S. ., Tângari, V. R. ., Souza, A. D. da C., Santos, B. T. dos, & Maiolino, I. M. B. . (2023). (Trans)ver paisagens no percurso entre a casa e a escola: descobrindo patrimônios cotidianos através do olhar de crianças e jovens nas periferias da “cidade maravilhosa”. Paisagem E Ambiente, 34(52), e208684. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2023.223633