Experiência interdisciplinar como instrumento de valorização e de conservação do patrimônio urbano e da paisagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2023.223859

Palavras-chave:

Ensino, Espaços Livres, Interdisciplinaridade, Paisagismo, Patrimônio

Resumo

Buscando compreender quais elementos ambientais e urbanos fazem parte da paisagem de valor patrimonial, objetiva-se despertar o interesse da comunidade acadêmica e externa para a necessidade de conservação das praças históricas. Desta forma, este artigo é um recorte da pesquisa “Palimpsesto: o redesenho da paisagem e as intervenções do PAC Cidades Históricas no Centro de Natal/RN”, que avalia possíveis impactos dessas intervenções nos espaços livres públicos de valor patrimonial. Por meio de uma experiência interdisciplinar vivenciada por alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UFRN e pela equipe pesquisadora, composta por professores e bolsistas de iniciação científica, foram adotados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, o mapeamento comportamental, que permitiu visitas in loco, e a avaliação da paisagem a partir da observação da paisagem e análise por registro fotográfico. Como principal resultado tem-se o levantamento parcial do uso das praças concluídas, bem como, a análise das soluções propostas e executadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glauce Lilian Alves de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1995), Especialista em Estudos do Habitat Construído com Ênfase na Questão Ambiental (1999), Mestre (2004) e Doutor (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Arquitetura Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA/UFRN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência na área de Projeto de Arquitetura e Representação gráfica, principalmente sobre: Arquitetura Residencial e Comercial, Arquitetura Efêmera, Avaliação Pós-Ocupação (APO), Ergonomia e Acessibilidade. 

  • Paulo José Lisboa Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1992), Especialista em Estudos do Habitat Construído com Ênfase na Questão Ambiental (1999), Mestre (2001) e Doutor (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doutorado no Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Arquitetura Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA/UFRN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Arquitetura Paisagística, Planejamento Urbano e Ambiental. Atua principalmente nos seguintes campos: Paisagem, Meio Ambiente, Paisagem Cultural e Jardins Históricos, Espaços Livres Urbanos, História da Cidade e do Urbanismo. 

  • Julio Cesar de Santana Travassos Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui ensino médio pelo Complexo Educacional Contemporâneo (2013) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017 - 2023). Além disso, foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPq na pesquisa: Palimpsesto: O redesenho da paisagem e as intervenções do PAC Cidades Históricas no Centro de Natal (RN), do Departamento de Arquitetura da UFRN. Foi estagiário na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Natal, atuando na Secretaria de Operações e estagiário no Ministério Público do Rio Grande do Norte, atuando na área de acessibilidade. Atualmente cursa especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasilia.

Referências

BRASIL. Ministério do Turismo. Portaria MINC nº 72, 16 de julho de 2014. Homologa o tombamento do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/atos-normativos-secult/2014/portariaminc-no-72-de-16-de-julho-de-2014. Acesso em: 19 jul. 2022.

CASCUDO, Luís da Câmara. História da cidade do Natal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. ICOMOS – INTERNATIONAL COUNCIL ON MONUMENTS AND SITIES. Carta de Florença: Carta dos Jardins Históricos. Florença: Icomos, 1982.

MACEDO, Silvio S. Quadro do paisagismo no Brasil. São Paulo: FAUUSP, 1999.

NESI, Jeanne Fonseca Leite. Caminhos de Natal. Natal: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, 1997.

NOBRE, Paulo José Lisboa et al. Sistema de espaços livres inserido em mancha urbana descontinuada por elementos naturais de grande porte: Natal/RN. In: MACEDO, Silvio Soares et al. (org.). Sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea no Brasil. São Paulo: EdUSP, 2018. p. 264-275.

NOBRE, Paulo José Lisboa et al. O tombamento do centro de Natal (RN) e a preservação das praças históricas. In: SEMINÁRIO MESTRES E CONSELHEIROS: AGENTES MULTIPLICADORES DO PATRIMÔNIO, 7., Belo Horizonte, 2015. Anais […]. Belo Horizonte: IEDS/UFMG, 2015.

PIRES, Paulo dos Santos. Paisagem litorânea de Santa Catarina como recurso turístico. In: YÁZIGI, Eduardo et al. Turismo: espaço, paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 1999. p. 161-177.

ROBBA, Fabio; MACEDO, Silvio S. Praças brasileiras. São Paulo: EdUSP, 2002.

SOUZA, Itamar de. Nova história de Natal. Natal: Departamento Estadual de Imprensa, 2008.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 13, n. 39, p. 545-554, 2008.UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político pedagógico do curso de arquitetura e urbanismo. Natal: CAU-UFRN, 2006. Currículo A5. Disponível: http:// darq.ufrn.br/wp-content/uploads/2016/10/PPP-A5.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-22

Como Citar

Albuquerque, G. L. A. de ., Nobre, P. J. L. ., & Travassos Junior, J. C. de S. (2024). Experiência interdisciplinar como instrumento de valorização e de conservação do patrimônio urbano e da paisagem. Paisagem E Ambiente, 34(52), e223859. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2023.223859